sábado, 23 de março de 2013

Reflorestação do Campo das Vacas (imediações do Rio Lambo)

No campo das Vacas (zona verde junto ao Rio Lambo), decorreu na tarde deste Sábado uma cerimónia, a qual não pude assistir por incompatibilidade de horário. Mesmo assim, tive conhecimento de que uma quantidade considerável de pessoas assistiram à reflorestação desta zona que tinha sofrido inúmeros danos resultantes da intempérie de 19-20 de Janeiro. 
Como hoje se celebra o dia da Árvore, optou-se então por esta data. Contudo, as surpresas não ficam por aqui. As colectividades esmorizenses foram alvo de homenagens, tendo sido "confiada" uma árvore a cada uma, perpetuando assim a sua memória institucional. 
De qualquer das formas, plantaram-se muitas árvores (dados iniciais apontam para 700 ao todo, mas estes números podem ainda não ficar por aqui...). O ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e Florestas) acompanhou todo este processo. Estamos a falar de salgueiros negros, freixos, carvalhos alvarinhos, choupos, entre outras árvores que foram plantadas.
Deseja-se que este seja um marco histórico na reabilitação deste espaço, algo que já tem sido discutido há vários anos.
Esteve bem a Junta de Freguesia, liderada por António Bebiano, em concentrar a sua atenção neste caso em particular. Creio que daqui uns tempos, o espaço vai ganhar uma vertente estética que decerto o tornará mais atractivo. 




Imagem nº 1 - Exemplar dum Salgueiro Negro.
Retirada de: http://www.adere-pg.pt/trilhos/frame-conteudo-guias.php?id_guia=94




Imagem nº 2 - O freixo-comum, bastante comum na Europa do Sul e de Leste.



Imagem nº 3 - O Carvalho Alvarinho no concelho do Fundão.



Imagem nº 4 - Cerca de 7 ou 8 choupos.


PS: Na próxima semana, iremos ao local tirar fotografias específicas, mas é claro que o resultado deste projecto interessante só será conhecido daqui a uns tempos. Esperemos que as imagens em cima se tornem realidade. A cidade e as colectividades assim o merecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário