quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A importância das vias e cuidados a tomar

Hoje, acordei bastante mais bem disposto. O "tratamento das equivalências" tirou-me um peso de cima. É verdade que já não sou um erudito, mas penso que a partir de agora as coisas só podem correr melhor.
Mudando de assunto, alguns esmorizenses têm falado sobre as obras que estão a ser realizadas na nossa terra e que têm condicionado o trânsito nas restantes artérias (inclusive, terá existido um aumento de acidentes nos últimos meses). 
De facto, a regeneração urbana é um projecto essencial para Esmoriz e aí tenho que reconhecer as boas intenções do executivo socialista liderado pelo Dr. Manuel Oliveira, mas o problema é que estão a demorar demasiado tempo. Os prazos determinados para as obras (10 meses para a Estrada Nova, 8 meses para a Avenida dos Correios) não se justificam de modo algum, ou melhor, espero que não estejam a planear usá-los como trunfos eleitorais... Mas não é isso que importa tanto debater. Os esmorizenses (falo dos moradores, dos bombeiros e de todos os outros que percorram diariamente a cidade) precisam do "aceleramento" destas obras vitais.
Por outro lado, houve quem me dissesse que a Avenida dos Correios terá agora uns passeios compridos e que o trânsito poderá ser feito apenas num sentido. Quanto ao primeiro ponto, posso confirmar porque já estive no local e não tenho nada contra a criação de passeios largos. Em relação à possibilidade do trânsito se efectuar num único sentido, creio que seria um grave erro estratégico porque isso poderá implicar que a nossa única ponte passasse também a receber um sentido. Por isso, custa-me a crer que isso acontecerá. Aliás, seria desperdiçar as vantagens duma boa ponte (promovida pelo Dr. Raimundo Rodrigues aqui há umas décadas). Por isso, e embora não tenha certezas, penso que continuaremos a ter trânsito nos dois sentidos, embora a faixa viária seja muito mais estreita o que impossibilitará ultrapassagens, inversões de marcha ou outras manobras mais bruscas.
No que diz respeito à Requalificação da Estrada Nova, outra obra importante, fico estupefacto com o péssimo estado da via que passa nas traseiras do Intermarché de Esmoriz que agora passou a ser obrigatória para quem vem da auto-estrada. O piso está longe de reunir as condições necessárias e por vezes, o condutor quase que tem de ir para a via contrária, de forma a evitar buracos ou outro tipo de contrariedades.
Também algumas obras têm sido feitas na Rua Fernão Magalhães.
Sabemos ainda que o Monumento aos Pescadores sofreu algumas modificações. Agora o "barco" não anda sobre o "lago" que desapareceu, mas sim sobre "terra", embora com algumas luzes colocadas para o efeito. Eu gostava mais da versão anterior, mas pronto esta segunda decisão também não traz grande mal ao mundo. O Monumento não deixará, por isso, de ser belo e de maravilhar os nossos visitantes.



Imagem nº 1 - As obras na Avenida dos Correios contemplarão passeios mais compridos.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz

2 comentários:

  1. Caro Cusco e Caros Leitores e seguidores,

    A cidade necessita de obras de manutenção. Não só nas ruas que usamos, como em muitos outros aspetos, mas que não irei comentar hoje. Hoje foco nas obras em curso, em particular no efeito que estão a ter.
    Sinto-me insultado por todos os decisores que fazem de mim e talvez de muitos outros, um mero bando de bananas sem capacidade de pensar. Não só me obrigam a ver obras decorrer com prazos inaceitáveis (próprios de países do 3º mundo, onde estes decisores se sentiriam no "seu lugar") como não me são criadas alternativas viáveis e céleres. São verdadeiramente de uma incompetência inigualável.
    Não escrevo, por respeito aos que poderão ler, o que realmente penso das pessoas que decidiram isto assim. Refiro apenas, como termo de comparação, que na empresa onde trabalho, o prazo anunciado para estas obras, permite-nos criar uma infraestrutura comercial com 7 a 8 mil m2 de obra, áreas circundantes e acessos. Façam a comparação! Nessas obras, somos obrigados (E BEM !!!!!) pelas autarquias a assegurar o normal desenrolar do transito pedonal e automóvel em SEGURANÇA !!!!
    Sem palavras para comparar.
    Não sabendo bem como vai ficar cada uma das vias, espero ao menos que não se cometam os erros sérios que foram cometidos na avenida da praia, onde hoje, aceder a uma via lateral ou mesmo aceder á avenida, são verdaeiras proezas de coragem e risco de vida! Mas percebe-se o motivo : quem decidiu não se importou minimamente com as pessoas, pensou apenas em manter o seu lugar de autarca ou técnico camarário ou arquiteto assalariado.
    Pergunto-me permanentemente :
    - porque não foi reorganizado o transito, mesmo que através de semáforos temporários ?
    - porque não foram criadas vias de sentido único, obrigando á separação de sentidos, tornando o transito mais seguro e fluído ?
    - porque vão demorar tanto tempo estas obras ?
    - porque é que não se vê ninguém a acompanhar, controlar ou "a acelarar" as obras ?
    - porque é que não se vê os autarcas a darem explicações aos seus concidadãos sobre os motivos da obra, seus prazos e fim a que se destinam ?
    - porque é que só me escrevem ou me dizem algo quando se querem defender "heróicamente", falar mal uns dos outros, criticar ações individuais e não acrescentar valor nenhum á sua conduta ?
    Estou cansado deste tipo de dirigentes. Desapareçam... por mim, podem ir todos para o desemprego.
    Que as próximas eleições nos permitam a todos escolher pessoas novas, diferentes, sem vicios de forma e que realmente percebam o que é ser autarca ; é SERVIR os seus concidadãos.
    Não, SERVIREM-SE dos seus concidadãos.

    Se não vos vir pessoalmente, para todos os meus caros concidadãos, votos de um Feliz Natal.

    20.12.2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Carlos Pinho

      De facto, tocou em vários pontos interessantes. Infelizmente, já assisti a um maior número de embates sobretudo de veículos que procuram entrar na estrada da Avenida da Praia. Não há visibilidade porque os carros estacionados na mesma tapam completamente a visibilidade dos condutores. Há coisas que deviam ser melhor projectadas.

      Abraço e agradeço desde já o seu comentário!

      Excluir