quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Nostradamus, o Fantástico...

Todos nós temos dentro de nós um pouco do espírito de Nostradamus. Cada vez mais gostamos de ser visionários e prever o dia de amanhã. Mas esta personalidade do século XVI distanciou-se de todos os outros pela sua admirável capacidade de adivinhação.
Michel de Nostradame, assim era seu nome, era francês de nascimento, tendo ainda sido médico e conselheiro dos monarcas Henrique II, Francisco II e Carlos IX. As suas principais profecias foram as seguintes:

  • Três Anti-Cristos encarnados em seres humanos viriam para atormentar o Mundo. Deduz-se que dois deles tivessem sido Napoleão Bonaparte e Adolf Hitler. O terceiro estará ainda para vir???
  • Em Julho de 1999, começaria a era do terror. Facto que não se confirmou, embora haja quem refira que Nostradamus tenha apenas errado por 2 anos (2001 - atentados do 11 de Setembro).
  • Previsão da morte de Henrique II, rei de França, com grande detalhe. Facto confirmado.
  • Acertou na data da sua morte. Como Nostradamus tinha previsto, viria a falecer em 2 de Julho de 1566, vítima de um edema cárdio-pulmonar.
  • Previsão de Três Guerras Mundiais. Facto parcialmente confirmado, embora ainda não tenha ocorrido a Terceira Grande Guerra Mundial (na qual, Nostradamus prevê um "holocausto atómico").
  • Previsão da aviação. Antecipou-se a Júlio Verne nesta questão.
  • Destruição total de Roma e Paris. Toda a Inglaterra ficará submersa na sequência dum maremoto. (Facto ainda não confirmado). Nostradamus aposta num fim catastrófico para estes espaços centrais da Europa.
  • Um grande incêndio universal. Cenário apocalíptico que ainda não ocorreu.

Outras profecias, embora bastante mais discutíveis e de conteúdo não extremamente relevante, foram efectuadas por Nostradamus. As que acabamos de listar parecem ser as mais interessantes.
De seguida, temos algumas quadras da sua autoria que foram devidamente analisadas pelos Drs. Estuardo Gúzman e Samael Wenor (veja-se: http://www.vopus.org/pt/gnose/profecias-2012/profecias-de-nostradamus---o-futuro-da-humanidade.html) e, por isso, os seus estudos merecerão a nossa melhor atenção para a redacção deste artigo.



1- Quadras Famosas da sua autoria - as mais impressionantes


Um imperador nascerá perto da Itália.
De simples soldado, chegará a Império. 
Manterá o controle absoluto sobre a Igreja. 
Nos catorze anos que mantiver o comando 


Nostradamus a referir-se a Napoleão?


Interpretação: Napoleão nasceu na Ilha de Córsega, em frente ao golfo de Génova (Itália). Por isso, nascera perto de Itália. De subtenente de artilharia chegará a Imperador e de facto, acabará por controlar a Igreja. Em 1809, manda mesmo prender o Papa. Governou entre Novembro 1799 e Abril de 1814, completando praticamente 14 anos (embora tenha sido inicialmente Primeiro Cônsul entre 1799-1804 e Imperador entre 1804-1814).



A Liberdade não será recobrada.
Um ousado, negro, orgulhoso e iníquo homem a ocupará.
Quando o material da ponte estiver acabado,
a República de Veneza será molestada por Hister. 


Nostradamus sobre Hitler???


Interpretação: O nome de Hister (tradicional na região do Danúbio) não terá surgido por acaso, defendem os seguidores das profecias de Nostradamus. A semelhança deste vocábulo com o de Hitler não pode ser ignorada. Aliás, praticamente só muda uma letra. De facto, as forças alemãs também acabariam por entrar em Itália, no âmbito da Segunda Guerra Mundial.



As pessoas viajarão com segurança através do céu, terra, mar e onda 


Nostradamus sobre a aviação


Interpretação: Apesar de ter vivido no século XVI, Nostradamus antecipou-se, de facto, a Júlio Verne. E de facto, acabou por prever o surgimento da aviação. Esta afirmação não deixa qualquer margem para dúvidas.



No Sol Nascente se verá um grande fogo.
No círculo da explosão reinará a morte e se escutarão os gritos.
Esta morte será por guerra, por fogo e por fome.


Nostradamus sobre as bombas atómicas lançadas no Japão?


Interpretação: As bombas atómicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki causaram centenas de milhares, senão até milhões de mortos. Será que a quadra previu esta ocorrência trágica da História da Humanidade?




Imagem nº 1 - A Bomba Atómica rebenta em Hiroshima em 6 de Agosto de 1945. Terá sido prevista por Nostradamus durante o século XVI?



2- Exemplos de algumas profecias ainda não concretizadas:



Será invadida e terminará em gigantesco maremoto: 
Oh, vasta Roma, tua ruína se aproxima. 
Teu mal está próximo. 
Serás cativa por mais de quatro vezes. 
Choro pela Itália. Será destruída por um terremoto e por bombas: 
O fogo do centro da terra... 
a fará tremer. 
Enquanto duas potências fazem a guerra 
por longo tempo. 
O céu arderá a 45 graus. 
O fogo aproxima-se... 
a grande chama saltará instantaneamente.


Nostradamus sobre Roma



Por ferro, fogo, peste, canhão, as pessoas morrerão... 
a grande cidade ficará muito desolada, 
e não ficará nem um dos seus habitantes... 
Haverá tremor de terra, água, desgraçada conta, 
não haverá lugar onde refugiar-se, 
à metade da península a onda chegará.


Nostradamus sobre Paris



A Grã Bretanha, incluída a Inglaterra, será invadida muito 
alto pelas águas...
A Ilha de São Jorge meio submergida... 
Paz adormecida, despertará a guerra. 


Nostradamus sobre Inglaterra



A grande cidade de Tarso por gauleses
Será destruída, cativos todos em Turban:
Socorro por mar do grande português,
Primeiro de verão o dia do sagrado Urbano.


Nostradamus prevê a destruição duma importante cidade turca pelos franceses com auxílio dum grande português




3- Afirmação Célebre de Nostradamus


“E os homens que virão depois de mim conhecerão a verdade do que digo, porque verão que infalivelmente se realizaram vários acontecimentos vaticinados por mim.

Também saberão os que ficam por cumprir, pois os indiquei com clareza.

Então as inteligências compreenderão sob o céu: mas só quando chegar o tempo de dissipar-se a ignorância o sentido das minhas predições será cada vez mais claro”.

                                                                                                                                 Nostradamus, 1555




Imagem nº 3 - Michel de Nostradame (1503-1566) foi uma das personalidades mais enigmáticas da História Mundial.


Comentário Final:  Cientificamente, está comprovado que Michel de Nostradame acertou em algumas das suas visões, nomeadamente no surgimento da aviação. Por outro lado, a forma como terá descrito, com algum detalhe, figuras de séculos posteriores como Napoleão ou Hitler chega a ser intrigante. 
É claro que muitas outras profecias suas falharam estrondosamente, nomeadamente em torno das calamidades vaticinadas para as mais importantes cidades europeias. A Terceira Guerra Mundial (mais terrível que as anteriores), o Terceiro Anti-Cristo e o Incêndio Universal são previsões que ainda não ocorreram. 
De facto, a linguagem bastante enigmática de Nostradamus poderá originar diversas interpretações possíveis, mas que surpreendeu muitos dos investigadores posteriores, isso já é um dado adquirido.



Fontes Consultadas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário