segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O que dá para fazer em 7 meses...

Se a Irmandade das Cusquices se candidatasse, isto já estava mais que ganho e com maioria absoluta, apesar de só sermos 5 elementos. Contudo, não seria difícil encontrar mais alguns membros que fossem isentos e que ambicionassem o engrandecimento desta ilustre terra.
O Cusco de Esmoriz, esse ser lendário e grão-mestre da referida Irmandade, sempre defendeu a construção duma estátua a Ermerico e Gundesindo, cavaleiros que terão dado o nome às terras de Esmoriz e Gondesende (ver obra de Aires de Amorim - Esmoriz e a sua História, p. 18) mas como esta meta não é realisticamente exequível em 7 meses, deve então ser ignorada.
Mas a Irmandade das Cusquices, como é seu apanágio, reuniu-se no seu mosteiro e, com o espírito reflectivo que lhe é inerente, deliberou propostas dignas de serem cumpridas em tão pouco tempo:
  • Criação dum Site Turístico sobre Esmoriz. Promoção de locais de interesse. A página deve ter tradução para 3 idiomas: inglês, francês e castelhano. Só assim poderemos cativar mais turistas à nossa ilustre cidade.
  • Distribuição de centenas de Flyer's e folhetos promotores. Estes seriam colocados, durante a época do Verão, em locais de distribuição criteriosamente escolhidos para o efeito (cidades como Porto, Coimbra, Aveiro, Lisboa e Madrid não podem ser ignoradas). Os patrocínios pagariam a impressão e consequente distribuição.
  • Organizar um evento de recolha de livros. Aquelas obras que já não fossem aproveitadas pelos cidadãos, poderiam ser reabilitadas e em vez de irem parar ao caixote do lixo, poderiam depois ser incorporadas na Biblioteca de Esmoriz. Esta receberia os livros ditos dispensáveis e ficava assim dotada de maiores recursos, assegurando assim a dinamização cultural da sua comunidade. Outro pormenor - também seria importante procurar aceder a teses de mestrado e doutoramento que estejam relacionados com Esmoriz (História, Espaços Ambientais, Arqueologia...), colocando-as também ao dispor da biblioteca esmorizense.
  • Propor o Rio Lambo (parte de Esmoriz) a área protegida e a antiga necrópole medieval de Gondesende a espaço de interesse público. O Rio Lambo é já um espaço com um esteticismo assinalável. A zona verde que o envolve bem como os patos ou galinhas de água que chegamos a observar no rio delicia qualquer visitante. Quanto à necrópole, Aires de Amorim refere que na primeira metade do século XX foram descobertas ossadas inerentes a indivíduos que remontavam ao período das invasões bárbaras. Isto ocorreu em Gondesende.
  • Zelar junto da Câmara Municipal de Ovar pela reabilitação ou inauguração imediata das estradas em obras, do EsmorizTur, do Novo Parque do Buçaquinho e do Passadiço da Praia de Esmoriz. Apesar do trabalho deveras positivo que tem sido efectuado pela equipa do Dr. Manuel Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, a verdade é que necessário acelerar o andamento de algumas empreitadas que interessam, mais do que nunca, aos esmorizenses.
  • Pressionar a Empresa Pólis a intervir na Barrinha. Se já houve um investimento de 1,6 milhões de euros, queremos ver obra no terreno, como é natural. E neste ponto, eu não me vou calar.
  • Intervir nalgumas ruas que necessitem duma actuação urgente. Utilizem o jipe da Junta ou façam caminhadas, procurando identificar as vias mais deficitárias.
  • Assegurar uma limpeza mais eficaz e regular das ruas da nossa terra. Lembrem-se do termo "cartão de visita" - temos uma imagem a defender em relação ao exterior.
  • Promover, ao máximo, a realização de inúmeras actividades culturais e procurar assegurar a sua divulgação. Esmoriz necessita de reforçar a sua identidade na região em que está inserido.
  • Pedir árvores a organizações ambientais. Já ouvi dizer que a Quercus está a oferecê-las gratuitamente (rumor sujeito a confirmação dos interessados) e por isso, poderíamos embelezar mais a nossa cidade. 
  • Pagamento das Dívidas mais urgentes. É necessário abater no passivo da Junta de Freguesia e assegurar a sua gestão criteriosa. Não se podem prometer projectos irrealistas.
  • Criar 1 pequeno boletim anual com os feitos realizado pela equipa que está à frente da Junta, mencionando a actividade realizada em prol da localidade bem como os eventos culturais entretanto decorridos. Este ponto seria obviamente suportado financeiramente pela equipa e não pelo tesouro da Junta.

Infelizmente, o código da Irmandade não permite candidaturas políticas, visto que não desejaremos entrar em campos incertos que possam comprometer a nossa integridade moral (o pecado que esteja bem longe de nós!).
Todavia, e falando agora um pouco mais a sério, penso que temos aqui algumas ideias que poderiam ser colocadas na prática, favorecendo os interesses da cidade. Este texto estará sempre aqui disponível para quem desejar analisar futuros projectos para a terra. Por isso, não posso propor a despoluição total da Barrinha porque a Junta de Freguesia não tem 25 milhões de euros para assegurar o pagamento do orçamento previsto para esta acção. Aliás, muito menos em 7 meses...
Precisamos de estar todos com os pés bem assentes na terra.
A Junta de Freguesia tem que assegurar uma equipa forte que mantenha uma boa articulação com a Câmara Municipal de Ovar. Só assim teremos uma capacidade reivindicativa apreciável.
Eu sei que a conversa estava muito boa, mas agora não tenho mais tempo. A Irmandade das Cusquices (a saber: o Cusco, o Casagrande, a Moralista, a Senhora da Cafeína e o Barrinhólogo) vão ensaiar os cânticos de diversas músicas gregorianas para a época natalícia. Por isso, um abraço para vocês todos.


secretcodefooter_2

Imagem nº 1 - A Irmandade das Cusquices de Esmoriz, como sempre, a realizar serviço público.

5 comentários:

  1. Agora parando um pouco com a brincadeira. Isto o que propus era o que eu fazia, caso fosse elegível para a Junta.
    Creio que há poucas coisas que podem ser feitas e que, no fim, podem sempre fazer a diferença. É preciso vontade, coesão, cooperação e paciência. Mas tudo se consegue...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há tanta coisa fácil e util para fazer em Esmoriz, mesmo com pouca ou até nenhuma verba. Eu, pessoalmente, tenho essa experiência: Em tempos propusemo-nos a fazer um equipamento para Esmoriz, só queriamos que a junta autorizasse o uso do terreno, nada mais e...........!
      Haja imaginação e vontade.

      Excluir
    2. Nem mais, caro anónimo. É preciso vontade.

      Excluir
  2. Antes de mais quero dar-vos os parabéns porque penso que apresentaram um conjunto de ideias simples, exequíveis e que deverão ser 'aproveitadas/adaptadas/melhoradas' por quem vier a ganhar a eleição de 13 de janeiro.
    No que me diz respeito, essencialmente gestão de marcas e de comunicação, incluindo gestão de marcas de cidade ou regionais, tive a oportunidade, no ano 2010 de fazer um pequeno exercício de gestão de comunicação/marca na Vila de Cortegaça. Construí, ofereci e geri durante cerca de um ano o portal da Vila nossa vizinha - www.cortegaca.pt - e organizei duas edições do Bazar de Natal em Cortegaça (2010, 2011) e uma em Esmoriz (2011, recorrendo às estruturas de exposição da JF Cortegaça e pagando do meu bolso aos funcionários da JF Cortegaça) num exercício que gostaria de ver adaptado, melhorado substancialmente e aplicado em Esmoriz. Haja capacidade dos Esmorizenses para perceber onde existe valor e capacidade real de fazer e colocar Esmoriz onde Esmoriz merece estar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia que sugere é interessante para Esmoriz. Mas lá está é necessário espírito de iniciativa e imaginação de quem ficar à frente da Junta de Freguesia e duma maior participação activa por parte da comunidade esmorizense. Creio que com vontade ainda se podem fazer umas coisas interessantes, pese o facto da Junta ter escassos recursos económicos.
      Cumprimentos

      Excluir