quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Correio do Leitor - O testemunho de Henrique Araújo

Ola caros amigos, 

Após o fecho das candidaturas , e o serenar dos pensamentos , partilho no facebook as bases do programa, que penso servir as bases estruturais da cidade , fui convidado por algumas listas, e não aceitei os convites, só poderei disponibilizar alguma dedicação a um projeto que permita à cidade de Esmoriz , uma estratégia abrangente , nas mais variadas áreas , iniciando um caminho com principio, meio e fim .
Temos que ser ambiciosos para valer a pena o tempo que dispomos em prol da causa publica , pois penso que este projeto , tem visão , ambição e envolvência , da Cidade de Esmoriz e da Camara de Ovar .
Estas são as bases de um projeto que precisa de 5 anos para a sua total implementação , e do empenho de todos aqueles que têm o verdadeiro valor para o colocar em pratica .
Espero que o próximo máximo representante da cidade tire ideias se as entender validas como eu as entendo.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Manuel Dias Araújo 


BASES DE PROGRAMA PARA OS PROXIMOS 5 ANOS ( CIDADE ESMORIZ )

- Criação do programa P.I.E. ( projetos de interesse de Esmoriz )dotado com rubrica financeira , com intuito de apoiar iniciativas , de associações ou privadas para desenvolvimento cultural ou desportivo de Esmoriz.
- Criação do programa P.O.G.M. ( pequenas obras , grandes mudanças )dotado de rubrica financeira , com intuito de realizar pequenas obras em Esmoriz tais como : acessibilidades em locais públicos , passeios , renovações de locais públicos , etc.
- Criação do cartão Esmorizense , consiste num cartão com benefícios nos serviços das junta de freguesia , espetáculos das coletividades e jogos desportivos , para todos os eleitores em Esmoriz ,esta estratégia visa aumentar eleitores em Esmoriz
- Criação da plataforma sub 19 , consiste em protocolar com as instituições de Esmoriz ocupação para jovens que têm tempos mortos escolares 
- Desenvolvimento económico com draveil , criando um rede de empresas esmorizenses que queira exportar para França , através de espaço para expor os produtos esmorizenses em Draveil , passando a geminação atual , alem de cultural ser também económica .
- Criação de postos estratégicos da cidade , Ex , correios, estação , escola, igreja , praia , zona industrial etc.
- Criação de três redes em Esmoriz :
Rede de transportes , com um passe de Esmorizense a baixo custo para deslocar em autocarro que passará nos referidos pontos estratégicos.
Rede pedonal , consiste em criação de passeios para unir os referidos pontos estratégicos .
Rede de segurança , consiste em oferecer a GNR lambretas dizendo ( Esmoriz cidade segura )para a autoridade se deslocar na cidade e poder cobrir com patrulhamento toda a área da cidade .
- Criação da sede de obras da cidade de Esmoriz , proponho pavilhão de patronado , sendo local para estaleiro e guarda de todo o património referente a obras da cidade . 
- Requalificar a praça semanal , transformando-a em mercado , dando oportunidade ao comerciantes de Esmoriz em ter o seu espaço comercial no mercado para venda e exposição dos seus produtos.
-Requalificar o espaço Igreja , encostando adro ao cemitério isolando todo o espaço religioso de transito .
- Remodelar e modernizar estrutura física da junta de freguesia .
- Agrupar todas as associações e coletividades num espaço digno para as mesmas .
- Criar a lota de Esmoriz , privilegiando todos os comerciantes de peixe Esmorizense .
- Criar o roteiro nacional de escuteiros , protocolando em parceria com o campismo a sede dos escuteiros de Esmoriz a nascente do campismo , cedendo este as infraestruturas de lazer que hoje têm .
- Demarcar a cidade em quatro ou cinco zonas tendo elas representante para representação na cidade das mesmas . 
- Delimitar e assumir as extremas da cidade , através de clara identificação 
- Dinamizar a atual feira da revenda 
- Requalificar frente de hotel .

GRANDES OBRAS ESTRUTURAIS 

- Criar a praceta envolvente á junta de freguesia .
- Construção de marginal norte com acesso da rotunda do campo de futebol até a praia , criando a norte do pinhal d`aberta estacionamento os venereantes . 
- Criar a zona industrial de serviços , pequenos armazéns para as pequenas empresas esmorizenses.
- Aquisição da antiga fabrica do Alexandre sá , para construção do centro cultural de Esmoriz , que será onde terá o futuro museu da tanoaria , espaço de exposições , sedes das associações de Esmoriz .
- Criar um lar de idosos , com o empenhamento do centro de assistência social de Esmoriz , centro comunitário de Esmoriz e mutualidade de Esmoriz .

8 comentários:

  1. uma pergunta de um esmorizense muito novato: a «antiga fabrica do Alexandre sá» localiza-se onde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Também tenho pouco mais de 20 anos. Pelo nome, não vou lá. Não é do meu tempo. Pode ser que o autor deste texto esclareça a questão!

      Cumprimentos!

      Excluir
    2. boa noite , esta é a fabrica desativada a alguns anos atras ao pé da estacao de esmoriz .

      Excluir
  2. O verdadeiro artista... Vai ser o presidente sombra?
    Qual a ligação deste senhor às obras ilegais a norte do campo de futebol em zona protegida? É que até parece ideia dele.
    Diácono dos Remédios

    ResponderExcluir
  3. Este artigo proporciona algumas reflexões interessantes (nomeadamente o alargamento do adro até ao cemitério, eliminando a rua aí existente - concordo inteiramente!).
    Mas para essas obras avançarem seria necessário que os políticos locais se deixassem de intrigas/crises existenciais e passassem ao trabalho. Caso contrário, estamos a gastar o nosso latim para nada!

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rui,

      Também concordo, em muito, com a sua opinião. Neste texto, temos vários elementos que poderiam ser devidamente aproveitados pelos futuros autarcas locais!

      Os melhores cumprimentos e Volte sempre!

      Excluir
  4. São montes de palavras, das quais muito poucas, sublinho : muito poucas têm interesse. O resto junta meia dúzia de porcarias com outro tanto de lixo. só assim se percebem parvoíces como "dar lambretas", ou criar um centro cultural quando já existiu um Esmoriztur sem qualquer interesse do esclarecido opinante em, pelo menos, tentar reabilitar...
    Mas o contributo é válido, até porque se trata de uma compra, logo, processo no qual se vai gastar DINHEIRO que sendo dos outros, é fácil decidir em que montes de esterco se vai investir. Ora pense lá um pouco se o sr iria investir nesta ideia se o dinheirinho fosse seu !!!! não há nada mais urgente onde investir dinheiro que tanto custa a obter ?? ou como se trata de chular o erário público, "qualquer coisa serve" ?
    a parvoíce e estupidez é tanta que se pretende criar uma estrada no meio de reserva ecológica nacional para servir veraneantes. ó opinante ... é assim que se faz em outros locais ? leva-se o carro ou a estrada até á praia ??? então como vai dinamizar o comércio de proximidade e que vive muito do período estival, e para qual o Sr cego e algo distraído, não sugere uma só medida ???
    E desculpe a franqueza : é realmente iletracia, estupidez, burrice ou ignorância absoluta, propor a criação de um cartão para descontos nos serviços da junta e nas porcarias de que fala ??? então não há uma lei que permite á autarquia devolver ao seu cidadão uma parte do IRS cobrado ??? Ouça lá, você percebe alguma coisa do que diz ou anda a pôr-se em bicos de pés ??? acha que é com descontos na bola que atrai um cidadão a fizar-se em Esmoriz ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tipo tem a mania que é iluminado e muito importante. Cuidado com ele!

      Excluir