terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Bombeiros Voluntários de Esmoriz, Cusco e Povo em grande; Políticos na mó de baixo

Um temporal arrasou parcialmente a Cidade de Esmoriz (e não só!). Os estragos estão por toda a parte. Felizmente, os danos são puramente materiais. Não houve vítimas mortais a registar na nossa terra. Mais uma vez, é de louvar a coragem e a energia dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz que tudo fizeram para minimizar as consequências. Também os funcionários da Junta de Freguesia procuram agora assegurar a limpeza, embora sejam poucos para tanta carga de trabalho. Por seu turno, o nosso ilustre povo demonstrou novamente solidariedade e entreajuda o que me orgulhou bastante enquanto esmorizense.
Por seu turno, o Cusco de Esmoriz, para além de varrer o seu passeio e ajudar os vizinhos a assegurar a limpeza da sua rua, também noticiou todos estes acontecimentos. Só no dia de ontem, tivemos 657 visualizações no nosso blog, o que constitui um novo recorde de visitas diárias. Mais uma vez, tenho de agradecer a atenção especial dos nossos leitores. 
Não é de estranhar que os BVE e o Cusco tenham sido os grandes vencedores de 2012. 
Infelizmente, na mó de baixo, continuam os políticos da nossa Junta de Freguesia. As acusações mútuas continuam e as polémicas não param (é mais forte do que eles - está-lhes no sangue - eh eh eh). Desta feita, o GIPE, encabeçado por Rosário Relva, acusou o PSD, liderado por António Bebiano, de diversas irregularidades. A lista independente tentou mesmo impugnar as eleições de 13 de Janeiro, pedido indeferido pelo Tribunal Constitucional que alegou o não-cumprimento do prazo legal previsto para a entrega do recurso. Quanto às acusações veiculadas, desconheço se corresponderão ou não à verdade e, sinceramente, não me quero meter nessa polémica por questões de isenção. Agora é certo que as polémicas e as quezílias continuam a ser o prato forte daquele edifício que se situa nas traseiras do cemitério e que parece ainda ser mais sombrio! Isto não augura nada de bom para os próximos tempos. Mas, como sempre, o Cusco de Esmoriz, esse ser lendário, gostaria de deixar um repto aos políticos da nossa terra, sem excepção alguma. Como sabem, os bombeiros e os funcionários da Junta não chegam para tanto trabalho e também necessitam dum merecido descanso. Assim sendo, eu gostaria que vocês, meus caros autarcas, deixassem as polémicas de lado e fizessem as vossas típicas arruadas de propaganda, desta feita, sem folhetos, cartas, flyer's, mas com... vassouras e sacos. Vamos ajudar a limpar Esmoriz. Eu sei que podem ganhar calos nas mãos (já me aconteceu isso!) só de pegar na vassoura, mas podem sempre fazer equipas por turnos. Se não for pedir muito, podem já começar pela Avenida da Praia. Grato, desde já, pela vossa compreensão.



Imagem nº 1- O Cusco aconselha todos os políticos de Esmoriz a deixarem de lado o patuá e a ajudarem assim na limpeza das ruas. Até os cartazes propagandísticos das eleições voaram. Por isso, eles têm que se responsabilizar por isso. Vamos lá pegar numa vassoura como eu tenho feito nos últimos 2 dias. Não custa nada! Para evitar calos ou sujidade nas mãos, podem trazer luvas. Quanto à cor dos sacos, é bom que sejam todos pretos e não azuis (porque pode sempre haver males-entendidos e decerto que ninguém quer isso. Desculpem se me alonguei demasiado).
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz

5 comentários:

  1. Cusco eu acho que sim, mas as pessoas em vez de criticarem os políticos limpassem as próprias ruas também não lhes ficava nada mal. hoje em dia são os políticos culpados de tudo e nós povo não temos culpa nenhuma. A situação actual do pais e da nossa terra não se deve apenas aos políticos, mas sim daqueles que durante anos e ainda de aproveitam dos nossos subsídios indevidamente. Abraço. Filipe Cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas

      Também tem muita razão naquilo que escreve. O que eu apenas lamento é que muitos (estou a falar no geral) continuam a falar de eleições "polémicas" (e elas já decorreram há 10 dias!), quando a cidade está a passar um momento muito mau devido ao temporal. Nesta altura, não há tempo para mais polémicas. Essa sim é a mensagem principal do texto. Os políticos têm de deixar as acusações mútuas de lado, pelo menos, enquanto esta situação precária não for resolvida, com a contribuição de todos, claro está.

      Abraço

      Excluir
  2. Os únicos que continuam a falar, toda a gente sabe quem são, só não vê quem não quer.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Agora os Bombeiros de esmoriz ficaram em baixo:

    http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Concelho=Ovar&Option=Interior&content_id=3009273

    Vamos ajudar. Nos precisamos deles tantas vezes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, são situações que acontecem. Mas eles continuam a ser os nossos heróis!

      Excluir