quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Correio do Leitor - Miguel Castro confronta a candidatura de Rosário Relva


Esmorizenses merecem esclarecimentos sobre Rosário Relva


Após muitos caracteres e tinta sobre Rosário Relva e de Rosário Relva sobre os outros, e acerca das mais caricatas e disparatadas situações, questiono-me se o que se relata tem ou não fundamento. E convinha distinguir as verdades das mentiras! Porque o cidadão tem de participar, questionar, comentar, voltar a questionar, confrontar, etc. É isto mesmo uma CIDADANIA ATIVA. INCOMODA? TEMOS PENA!

Olhando de perto para a anterior atuação de Rosário Relva e atual candidatura da mesma há pormenores que se revelam pormaiores!

Para começar, um CANDIDATO não precisa de ser doutorado, licenciado, ou ter qualquer título para ser BOM PRESIDENTE DE JUNTA, precisa de 3 características essenciais a meu ver: MOTIVAÇÃO, DEDICAÇÃO e DISPONIBILIDADE. Nem menciono a honestidade e a idoneidade por me parecem pilares basilares da própria personalidade...


Qual a MOTIVAÇÃO de Rosário Relva em apresentar esta candidatura se ninguém quis constituir executivo com ela? Logo leva-nos ao essencial desta e de outras candidaturas: o que fará Rosário Relva senão for eleita? Sim, qual é a sua profissão se não for eleita? Terá alguma coisa para fazer? Para se agarrar tanto ao cargo parece não ter alternativa de vida!

Poder-se-á verificar pelo HISTORIAL apresentado pela própria candidata que, para os seus 38 anos, apresenta um claro défice de EXPERIÊNCIA DE TRABALHO. Para além de ser Presidente de Junta que mais fez?

Convém (por que todos temos direito à verdade, por que é dinheiro nosso), apurar também se a senhora recebeu salário na totalidade, a 50% como diz ter recebido, se recebeu enquanto esteve de baixa, e se esteve de baixa por que motivo aparecem uns supostos 4500€ de despesas de representação? OS ESMORIZENSES são grandes, a JUNTA DE FREGUESIA é grande, esta conta parece-me, a ser verdade, DEMASIADO GRANDE!

Pode também verificar-se que esta lista, e numa lista é bom ter amigos - assim o dia-a-dia das instituições talvez corra bem… dependendo do sentido que se queira dar ao “correr bem”. Esta lista conta com 4 familiares diretos! SIM QUATRO!. É estranho. Sem dúvida alguma que são pessoas honestas, mas incluir irmão, pai e sobrinho… Ainda bem que Rosário Relva se entende com a família. Acontece que a JUNTA DE FREGUESIA NÃO É UMA QUESTÃO DE FAMÍLIA, É SERVIÇO PÚBLICO AO SERVIÇO DE ESMORIZ!


Continuando. Sem querendo melindrar a dedicação de Rosário Relva, qual foi a obra que deixou? A aquisição de um Bobcat ??? O estranho hábito, a ser verdade, de levar as chaves da sua secretária com ela? A JUNTA É COISA PÚBLICA NÃO É COISA PESSOAL. O QUE LÁ ESTÁ É PARA SE VER… HÁ SEGREDOS NUMA JUNTA DE FREGUESIA? SE SIM, QUAIS?


Quanto à DISPONIBILIDADE: Rosário Relva teve problemas de saúde. Felizmente restabeleceu-se. Infelizmente, teve falta de disponibilidade. Acontece. É UM CARGO PÚBLICO! Quando não se tem disponibilidade coloca-se o cargo à disposição.


Depois mais uma chico espertice em vez de uma estratégia eleitoral para a JUNTA e para os ESMORIZENSES: a lista de Rosário Relva, para além de contar com 4 familiares, é essencialmente constituída por pessoas muito jovens ou já pensionistas! Entre os de 20 e os de 50, 60 ou 70 não há quase ninguém… E porquê? Cada um pense o que quiser, a mim não deixa de me sugerir o seguinte: os mais novos precisam de um tacho e vão ter os familiares todos a votar e os mais velhos (velho é uma palavra BOA e muito DIGNA) são indutores de voto! As pessoas votam por respeito…. CHAMA-SE A ISTO EFEITO MANADA!

Quando nos tentam levar por parvos, temos a obrigação moral e cívica de perguntar, de questionar, só para saber por onde anda a VERDADE… Podem fazer um like, ou melhor ainda, COMENTEM no café, perguntem na Junta, questionem os candidatos, falem destas questões à hora do jantar, durante um lanche entre amigos… CHAMA-SE PARTICIPAÇÃO CÍVICA! QUEM NÃO DEVE NÃO TEME!


Texto da autoria de Miguel Castro



Correio do Leitor. 
Qualquer pessoa pode enviar o seu texto para: cuscodeesmoriz@hotmail.com 
Só publicamos "textos políticos" com a identificação verdadeira do seu autor.

3 comentários:

  1. Olá
    felicito o autor do post e...
    ...se não fosse «pedir» eu e provavelmente muitos mais, gostaríamos de ver estas dúvidas....aclaradas.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto

      Penso que algumas destas questões já haviam sido levantadas no passado (outras são mais recentes). Sinceramente, gostaria de ver alguém a tentar defender Rosário Relva e procurar esclarecer alguns dos pontos aqui visados pelo leitor Miguel Castro.
      É importante que se ponha tudo em pratos limpos!
      Eu não me quero meter nestas polémicas por uma questão de isenção e de não querer prejudicar nenhuma candidatura em específico.... Mas os leitores podem dar a sua livre opinião, desde que se identifiquem e não entrem na via do insulto.
      Isso sim é uma democracia saudável que procuraremos promover sempre e daí a publicação deste e doutros textos no passado. Participem e deixem a vossa opinião!

      Abraços

      Excluir
  2. Ola boa tarde, o que foi relatado pelo Miguel Castro, creio que não ser novidade para ninguém, ou pelo menos as pessoas que como eu iam as Assembleias de Freguesia. Vi e ouvi coisas muito feias protagonizadas pela Ex Presidente da Junta Rosário Relva, ouvi mentiras, insultos, autismo desmedido do quero posso e mando, desprezo pelo seu executivo e seus pares com assento na Assembleia, enquanto a oposição na Assembleia PSD/CDS e IPE, assistiam impávidos e serenos ao que se passava, sinceramente acho que estes senhores quanto pior ela fizesse melhor.
    Relativamente á verba que recebeu indevidamente relativa Despesas de Representação sem autorização do seu executivo no valor de cerca de 5.000€ e pelo que sei ainda não devolveu aos cofres da Junta de Freguesia, dinheiro que é de todos nós, não vejo ninguém a questionar isto, aliás em conversa com um dos membros do anterior executivo disse que "esse assunto após ela não se mostrar interessada em regularizar a situação esse e outros assuntos foram denunciados ás entidades competentes, disse somos pessoas de bem e não compactuamos com estas atitudes, por estas e outras situações renunciamos ao executivo, demos a possibilidade de ela escolher outras pessoas para trabalhar com ela, o desfecho foi aquele que já sabes" como dizia espero que a Candidata Rosário Relva devolva a referida verba a Freguesia de Esmoriz, e que se deixe de andar a enganar as pessoas.
    António

    ResponderExcluir