quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Os grandes vencedores de 2012

Como fizemos e faremos todos os anos, chegou a altura de premiar os vencedores dos três concursos que decidimos realizar. Tratam-se de personalidades ou instituições que merecem ver o seu trabalho reconhecido.
No concurso "Esmorizense do Ano", tivemos 160 votos contabilizados (aqui poderiam votar em mais do que 1 candidato) e por isso, ficamos com os seguintes resultados:

1º Jacinto Oliveira - 51 votos - 31 %
2º Fernando Campos - 35 votos - 21 %
3º Filipa Monteiro - 22 votos - 13 %
4º Arménio Moreira - 21 votos - 13 %
5º José Godinho - 16 votos - 10 %


Decidimos destacar apenas os cinco melhores classificados (num total de 15 candidatos), e de facto, constatamos que o trabalho de Jacinto Oliveira, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, continua a merecer mais homenagens por parte dos esmorizenses e dos habitantes das localidades vizinhas que lhe reconhecem, com justiça, vários méritos. Os meus sinceros parabéns a este grande senhor que deixará um legado exemplar a todos nós. 
De seguida, tivemos o Padre Fernando Campos que continua a ser bastante respeitado na nossa terra e que conta já com quatro ou cinco décadas de serviços espirituais prestados à comunidade. Também a missionária Filipa Monteiro foi alvo dum justo reconhecimento, visto que já teria efectuado missões importantes no continente africano. 
Nesta lista, tivemos ainda Arménio Moreira, Presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha, e José Godinho, Empresário de sucesso. Ambos já ofereceram serviços úteis a esta admirável terra. 
Em suma, estamos perante 5 pessoas com influência notável na nossa terra.

Desf mun 4

Imagem nº 1 - Jacinto Oliveira já tinha sido homenageado com a Medalha de Prata de Mérito Municipal.
Retirada de OvarNews

Por uma questão de justiça, é imperioso relembrar as sábias palavras do Dr. Manuel Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, que, a propósito desta grande personalidade, referiu o seguinte:

"Há muitos anos, o Eng.º Jacinto Oliveira tem constituído um exemplo de dedicação à causa pública e comunitária. Comandou os Bombeiros Voluntários de Esmoriz, sendo actualmente presidente desta Associação Humanitária. O simples voluntariado, inerente à função e ao serviço prestado pelos nossos bombeiros, deve constituir motivo de reconhecimento. Mas, quando, além desse serviço, se assumem responsabilidades de forma continuada e dedicada, quando se associa a esse serviço um dinamismo e uma capacidade de concretização de objectivos que garantem mais qualidade à comunidade, temos obrigação de o reconhecer publicamente. A nossa homenagem e gratidão" (Dr. Manuel Oliveira, Presidente da CMO, in OvarNews)


Em termos de Instituição do ano em Esmoriz, os resultados voltaram a espelhar um pouco a popularidade de alguns dos elementos já visados na sondagem anterior. Foram recolhidos 129 votos para 17 "candidaturas colectivas" distintas (também aqui os leitores podiam votar em mais do que uma opção)! Os cinco melhores classificados foram:


1º Bombeiros Voluntários de Esmoriz - 64 votos - 49 %
2º Esmoriz Ginásio Clube - 25 votos - 19 %
3º Movimento Cívico Pró-Barrinha e Grupo de Teatro Renascer - 16 votos - 12 %
5º Sporting Clube de Esmoriz e Tanoeiros de Esmoriz - 13 votos - 10 %


Com clara vantagem, os Bombeiros Voluntários de Esmoriz, pelos serviços de ajuda ao próximo e de coragem perante as maiores adversidades, voltaram a merecer o reconhecimento da população. A sua acção é indispensável para assegurar a qualidade de vida na nossa terra. São eles que salvam inúmeras vidas, seja em Esmoriz, em Cortegaça, em Maceda ou noutros espaços do País. 
Nesta lista, o Esmoriz Ginásio Clube ocupa o segundo posto das preferências, graças ao seu passado vencedor e ao facto de estar a rubricar um campeonato sensacional, mesmo com um dos orçamentos mais reduzidos da I Divisão. O Movimento Cívico Pró-Barrinha (que parece estar em fase de rejuvenescimento pela defesa dos interesses da lagoa) e o Grupo de Teatro Renascer (comemoraram 20 anos e apresentaram mais um festival repleto de qualidade) encerram o pódio, em igualdade de votos, e partilhando assim um apreciável terceiro lugar. 
Por seu turno, o SC Esmoriz (líder imparável na sua série) e os Tanoeiros desta terra mereceram também um destaque especial, ocupando ambos o quinto posto.



Imagem nº 2 - Os Bombeiros Voluntários de Esmoriz, já com 81 anos de serviços prestados, merecem mais uma homenagem inequívoca por parte dos esmorizenses.
Retirada da Página Oficial do BVE no Facebook


Por fim, tivemos o concurso que visava designar o principal órgão de informação que apresentava mais notícias credíveis sobre Esmoriz. Todos os candidatos eram dignos da vitória, contudo os resultados observados foram os seguintes num total de 8 hipóteses possíveis:


1º Cusquices de Esmoriz - 63 votos - 43 %
2º Jornal/Rádio Voz de Esmoriz - 58 votos - 40 %
3º OvarNews e Praça Pública - 25 votos - 17 %
5º Malho Tanoeiro - 18 votos - 12 %



Imagem nº 3 - O Cusco de Esmoriz, esse ser lendário, e a Irmandade das Cusquices agradecem o reconhecimento dos Esmorizenses. Foram contabilizados 144 votos.


PS: Os Vencedores em 2013 não poderão ser os mesmos. Foi uma determinação que decidi adoptar. Quer dizer que para o ano, os ilustres vencedores destes três concursos não podem sequer ser candidatos. Só daqui a 2 anos é que poderão voltar a "candidatar-se". Tal se deve ao princípio de rotatividade que se destina a valorizar um maior número de pessoas e instituições em Esmoriz. Diga-se ainda que todos os candidatos em cima mencionados foram sugeridos pelo nosso grupo e por alguns leitores que nos propuseram outros nomes, durante duas semanas em que as listas ainda eram provisórias. Estas foram as escolhas dos esmorizenses. E sim, este concurso tem mais valor do que as próximas eleições no dia 13 de Janeiro porque aqui valorizamos as pessoas e as instituições que fizeram algo pela terra. Não estranharam a quase inexistência de políticos nestas listas? Tudo se deveu a razões de imparcialidade do blog e por falta de obra da maior parte esmagadora dos políticos esmorizenses... Pois é! Só ganha este concurso quem serve, com honra e eficácia, a Cidade, e não quem tem patuá! Falar é fácil, e nós só premiamos aqueles que fazem e defendem verdadeiramente os interesses de Esmoriz. Os resultados, ao lado, permanecerão afixados até amanhã, dia em que os retiraremos definitivamente.

3 comentários:

  1. Olá
    parabéns aos vencedores e um abraço ao Cusco pelo seu Serviço Público em prol de Esmoriz e das suas Gentes.
    Continue a recusar «colagens»...será a chave para manter o sucesso.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto,

      Muito obrigado pelos seus elogios. Não se preocupe. Serei sempre isento.

      Abraço e Continue a visitar-nos!

      Excluir
  2. Olá
    Não é «preocupação».....simples votos, apenas.
    Sim, «andarei», não «por aí», mas por aqui. :-)

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir