sábado, 5 de janeiro de 2013

Qualquer dia também peço cidadania russa.... ou holandesa!

Gerard Depardieu, um dos melhores actores a nível mundial, é oficialmente cidadão russo, de forma a escapar ao aumento dos impostos (que recairão sobre os milionários), medida determinada no seu país natal - a França. 
A actriz francesa Brigitte Bardot também deseja seguir as mesmas pisadas, não por questões financeiras, mas porque se opõe ao abate injusto de dois elefantes, num caso polémico que está a correr o país. Ela está revoltada pelo seu país ser um cemitério para os animais (partilho também da sua opinião, em relação a Portugal - Será que vão avançar com legislação para proteger os animais? Ou andam todos a assobiar para o lado? Eu já assinei várias petições...)
Por seu turno, há uns tempos, tivemos uma empresa portuguesa reputada que mudou a sua sede para a Holanda, também por motivos económico-financeiros.
Como os jovens em Portugal são descriminados e aconselhados a emigrar, eu também vou pedir a cidadania holandesa (não russa, porque não reconheço em Putin, um homem da Democracia). Lá sim, há menos impostos, o comércio é estável, há emprego e os políticos não nos dizem para emigrar!
Que razões eu vou alegar para obter nacionalidade holandesa? Que gosto de laranjas e tangerinas, que adoro diques (precisamos de uns para Ovar), que as garotas holandesas são jeitosas, que adoro o Ajax (pelo menos, o limpa-vidros) e porque é o país da liberdade! Será que me concederão essa possibilidade? Ou será que vou ficar atolado neste país, controlado pelos espertinhos austeros que têm estado à frente do país nas duas últimas décadas... 

PS: Ah já agora, eu quero também igualdade de tratamento em termos burocráticos. É que eu não tenho muita paciência para esperas. O Depardieu obteve a cidadania russa em 2 dias (pediu num dia, e no dia seguinte, o Putin aceitou imediatamente), e por isso, eu também desejo resolver isto de forma igualmente célere - é que eu não sou milionário e preciso de ser urgentemente atendido (eh eh eh). Muito obrigado!




Imagem nº 1 - Gerard Depardieu, na imagem a imitar Rasputin, num filme em 2011.

2 comentários:

  1. Atenção que quando falei em laranjas e tangerinas, eu estava apenas a falar destes frutos que aprecio naturalmente. Não se trata de conexão a algum partido político, porque eu sou apartidário. Que isso fique bem claro! LOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive que esclarecer este ponto porque houve quem, por via mensagem privada Facebook, entendeu esta expressão de forma diferente. Mas creio que já esclareci essa pessoa e aproveito para ressalvar publicamente este ponto para que não haja males-entendidos. Abraços a todos e Bom Fim de Semana!

      Excluir