terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Manuel Oliveira contra a instalação de novos pórticos entre Miramar e Maceda


Imagem nº 1 - Manuel de Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, está contra a eventual introdução de pórticos na A29.


"Inaceitável e inadmissível", foram as palavras que o Presidente da Câmara de Ovar utilizou para reagir à eventual introdução de três pórticos entre Miramar e Maceda. Para Manuel de Oliveira, esta medida vem apenas agravar a situação económico-financeira, já debilitada, das famílias e empresas da região e prejudicará o desenvolvimento local e até o turismo. Ovar pagará bem cara a factura.
O autarca socialista refere ainda que não existem alternativas rodoviárias que assegurem a ligação entre o Porto e Aveiro.
Neste caso, a razão está evidentemente do lado da Câmara Municipal de Ovar e de todas as outras edilidades que contestam a instalação de portagens e pórticos nas ex-SCUT devido à ausência de alternativas. A constitucionalidade destas medidas de austeridade tem sido colocada em causa mas o Estado parece estar mais interessado em arrecadar mais uns milhões do que melhorar a qualidade de vida dos portugueses. 
Quanto à questão da fusão de freguesias tão apregoada, sou parcialmente a favor. Existem freguesias a mais no nosso país, algumas delas contam apenas com uma ou duas centenas de habitantes. Não faz sentido a sua manutenção. Se é preciso cortar, que o façam na despesa do Estado e aqui tenho muita pena, mas o poder local terá que sofrer uma inevitável reestruturação. Contudo, a mesma não poderá ser radical, mas sim moderada. 

2 comentários:

  1. Toda a gente entende que todos são parcialmente a favor de fusões de freguesias. Mas há uma questão maior, que poucos se manifestam, a fusão dos municípios. Porque não falam da fusão de municípios? porque não questionam em tempo oportuno aqueles que se encontram nesses poleiros de tão alto gabarito social local?
    Será que o Presidente da CMOvar neste ponto tão sensível se manifesta?
    São breves questões de quem esta na cusquice se devia lembrar de fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, a fusão de municípios só deverá ser feita com a concordância das populações via referendo. Para as freguesias, num patamar inferior, a situação tem que ser encarada de forma diferente, até porque o tempo urge.
      O Presidente Manuel Oliveira afirmou recentemente estar completamente contra a fusão de freguesias e por isso, decerto que não concordará com uma eventual união de municípios. São opiniões que devemos respeitar.

      Cumprimentos

      Excluir