quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O Cenário Pós-eleitoral / O que pode ser feito em 9 meses?

No passado dia 13 de Janeiro de 2013, realizaram-se as eleições intercalares que deram a vitória a António Bebiano (PSD), por uma diferença de 4 votos face à forte concorrência por parte da lista de Rosário Relva, ex-Presidente da Junta de Freguesia. O PS e o Bloco de Esquerda foram as restantes equipas a conseguir alguma representação, elegendo 1 elemento. Como já disse, temos de reconhecer a glória aos vencedores e a honra aos vencidos!
Contudo, o mais importante agora é trabalhar e projectar o futuro da nossa cidade. Assim sendo, então o que se pode pedir a António Bebiano e à sua equipa durante os próximos 9 meses? Claro que a escassez de tempo não beneficiará os novos governantes de Esmoriz, mas existem 3 passos que, mesmo assim, devem ser concretizados:

  1. Recuperar a credibilidade e a estabilidade na Junta de Freguesia. Chegou a altura de acabar com as polémicas e as intrigas que comprometem a imagem de Esmoriz no exterior.
  2. Saldar as dívidas mais prementes e reparar as ruas em pior estado. Pagamentos aos Fornecedores por regularizar, mau estado de algumas vias...
  3. Garantir a finalização das obras previstas pelo executivo socialista da CM de Ovar para Esmoriz. Refiro-me aos Dossier's da Regeneração Urbana, do EsmorizTur, da Inauguração do Novo Parque do Buçaquinho, da Ciclopista, da Barrinha de Esmoriz (Sociedade Pólis).

Se estas etapas forem garantidas (seja através de acordos/coligações com outras listas ou não), então a equipa social-democrata (constituída por 6 elementos) terá cumprido os requisitos mínimos que lhe eram exigidos. A Junta tem que conhecer mais estabilidade, podendo assim intensificar a sua pressão reivindicativa junto da Câmara Municipal de Ovar.
Por seu turno, os cinco elementos da equipa independente de Rosário Relva, bem como Miranda Gomes e Carlos Jorge Ferreira, deverão tomar uma oposição construtiva e bastante responsável, o que, em termos estratégicos, poderá até significar a obtenção de mais votos nas futuras eleições.
Por fim, gostei de algumas ideias veiculadas no último período eleitoral e que deveriam ser aplicadas no futuro. Do lado do PSD, gostei da ideia de promoção da arte Xávega e dos Palheiros de Esmoriz. O PS desejava difundir a imagem turística e cultural da cidade no exterior. Os Independentes defendiam a construção dum parque para idosos no centro da Cidade. A CDU zelou por uma mesa de voto na Praia, o que poderia ser uma atenuante face à abstenção. O BE defendeu um parque de skate para entreter a juventude, garantindo assim mais animação. Por fim, o PP insistiu na ideia de que é preciso "Respeitar Esmoriz". É claro que é inexequível atingir todas estas metas nos próximos 9 meses, mas se tudo isto fosse feito, nos próximos 5 anos, eu já não me queixava... VONTADE e BOM SENSO, meus caros, é o que se pede a todos os políticos da nossa terra! 



Imagem nº 1 - O que acontecerá nos próximos tempos em Esmoriz?
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário