quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CNE pondera mudar a data das eleições...

A data avançada pelo Secretário de Estado da Administração Local para a realização de eleições intercalares no dia 9 de Dezembro de 2012, pode ainda ser alterada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE). Em causa está a excessiva proximidade do acto eleitoral, não dando espaço de manobra suficiente aos partidos para constituir as suas listas e efectuar a sua propaganda. Da mesma opinião, partilha Florindo Pinto, candidato das últimas eleições.
Em jeito de opinião, temos uma "embrulhada à portuguesa" para resolver. 
Em primeiro lugar, é por demais evidente que, num mês, é impossível realizar uma campanha de bom nível. Como consequência, o povo não se pode inteirar de todos os projectos e, por isso, poderá votar sem confiança ou segurança total, visto que não lhe proporcionaram as informações necessárias, de forma atempada. Esta data prejudica assim o exercício saudável da Democracia.
Se as eleições forem adiadas para Janeiro ou Fevereiro (2013), resolve-se este problema, mas abre-se outra questão - Em vez de quase 1 ano, os autarcas eleitos só governarão a Junta de Freguesia por uns míseros 7 ou 8 meses. 
Como tal, isto nos obriga a remeter para a questão que colocamos em sondagem - Valerá mesmo a pena realizar eleições intercalares para eleger uma lista que ficará por muito pouco tempo à frente da Junta de Freguesia? Ou será que não era mais "económico" e "prudente" instaurar uma Comissão Administrativa que assegurasse a estabilidade e a transição necessária para as eleições autárquicas gerais, a realizar em Outubro/Novembro de 2013? Eu já demonstrei a minha opinião... 



Imagem nº 1 - O Exercício do Voto para 9 de Dezembro será demasiado precoce e não permitirá à população conhecer bem os projectos e, por isso, as escolhas podem não ser as melhores. Mas se a data for adiada, também não é menos verdade que os autarcas eleitos verão o seu tempo de governo ainda mais reduzido.



Fonte Consultada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário