quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Mistérios do Matagal Esmoriz-Ovar

Não, não vou falar dos satânicos que uma amiga duma ex-catequista minha afirmou ter visionado no extenso Matagal que vai desde Esmoriz a Ovar. Creio que a senhora que relatou essa história bebeu demais nesse dia ou senão foi alvo duma partida de muito mau gosto. Certo é que ela fugiu a sete pés quando observou um grupo sinistro a aproximar-se dela. Mas esta alegada história surreal já aconteceu há alguns anos atrás. 
Hoje, vou então confirmar os diversos testemunhos que nos chegaram nos últimos tempos e que apontam para a existência de esquilos e raposas na zona verde que vai desde Esmoriz a Ovar. Os relatos que nos chegam parecem ser credíveis. 
Escrevo este texto porque ontem quando me dirigia à Praia de Cortegaça, observei, durante a noite, uma raposa a atravessar a estrada. Até tive que abrandar um pouco o meu veículo para não assustá-la. É claro que a visibilidade não era a melhor. Mas gato não seria porque a sua estatura/dimensão era evidentemente superior. Também cão não seria, porque a sua cauda era grande e demasiado peluda. Em suma, este animal de 4 patas só poderia ser uma raposa que tinha atravessado a estrada dirigindo-se para o espaço do Buçaquinho.
Em tempos, houve quem defendesse a existência de raposas na Barrinha de Esmoriz (o que terá mesmo atraído caçadores), mas hoje, desconhece-se a sua existência neste espaço ambiental. Agora parece certo que o extenso matagal que vai desde Esmoriz a Ovar parece ser uma autêntica caixa de pandora.
No que diz respeito à existência de esquilos, posso dizer, à vontade, que já os vi, em plena luz do dia, enquanto andava de bicicleta, nesse longo e agradável espaço verde!
Já agora quando é que inauguram o Novo Parque do Buçaquinho, essa excelente iniciativa que merece o melhor aproveitamento das comunidades de Esmoriz e Cortegaça?



Imagem nº 1 - A existência de raposas (nesta imagem, ainda em fase de crescimento) entre o extenso matagal de Esmoriz e Ovar parece ser uma realidade admirável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário