terça-feira, 13 de novembro de 2012

Ponto de situação a nível político I - Início do Período Pré-eleitoral

Estamos exactamente a dois meses das eleições intercalares. Para já, tivemos o PCP e o PSD Ovar a trocarem algumas acusações. É claro que esta troca de palavras não é lá muito benéfica, pelo menos, no ponto de vista dos esmorizenses que desejam, isso sim, conhecer as listas e os projectos que ambos os partidos tencionam oferecer a Esmoriz. 
De qualquer das formas, também não é menos verdade que sociais democratas e comunistas já começaram a preparar a campanha, procurando antecipar-se à concorrência e mostrar a sua competência, enquanto alternativas políticas. Em seguida, esperaremos a reacção dos restantes partidos, numa disputa que promete ser longa, imprevisível e tensa!
Também, o enfermeiro Pedro Silva, contou-nos, via Facebook, que dificilmente avançará para as eleições intercalares (embora possa avançar posteriormente em Outubro de 2013). Mesmo assim, este respeitado esmorizense não deixou de dar a sua opinião, defendendo a necessidade dum novo rumo para Esmoriz. Apelou ainda ao voto do povo esmorizense e é, neste preciso ponto, que gostaria de insistir, em particular.
De facto, já nos privaram de tanta coisa, mas se há algo que ainda não nos tiraram é, sem dúvida, a liberdade de expressão que pode ser consubstanciada através do direito ao voto. São os portugueses, e neste caso, em concreto, os esmorizenses que terão de definir o futuro da sua terra. Vamos fugir dessa responsabilidade? Digo isto porque já existem concidadãos que me dizem que vem aí uma "abstenção monumental". Também já não é a primeira vez que me perguntam (vejam lá!) porque é existem agora cartazes enormes na cidade?! E lá tive eu que cumprir o meu dever, informando as pessoas sobre a realização de eleições, a breve prazo!
Exposto isto, existe ainda um número considerável de esmorizenses que não sabe que teremos eleições no dia 13 de Janeiro! É claro que ainda vão a tempo de saber, mas convém que a informação seja espalhada imediatamente pelos quatro cantos da Cidade. 
Também existe a possibilidade das pessoas não irem votar porque não apreciam os candidatos e estão, assim, desgastadas com a classe política esmorizense, e também, nacional! A esses cidadãos, recomendo que votem... em branco! Sim, o fenómeno da abstenção não incorpora apenas aqueles que não têm qualquer esperança no sector político, mas também os que não votam por desconhecimento (por exemplo: acontece muito nos territórios do interior), indisponibilidade, doença, esquecimento (o que pode acontecer numa eleição intercalar, pouco divulgada)...  Por isso, a abstenção pode merecer várias leituras/interpretações possíveis.
Agora se votarem em branco, aí sim estão a demonstrar, directa e indiscutivelmente, que não têm confiança em nenhuma das alternativas políticas propostas. Se metade da abstenção passasse, pelo menos, a votar em branco, talvez os nossos políticos começassem a ter vergonha e a mudar a sua pobre mentalidade... 
Por isso, se não gostam de nenhuma das alternativas, devem votar na mesma, mas, desta feita, em branco! Agora a abstenção é que não pode ser uma solução. Todos temos que participar na construção do futuro da nossa comunidade. Para isso, também é importante que as pessoas, antes de votar, conheçam bem as listas e os seus projectos, de forma a efectuarem escolhas acertadas!




Imagem nº 1 - É um conselho que deixo aos descrentes do sector político! A abstenção não é solução!



2 comentários:

  1. Votar em branco é dar carta branca a quem ganha as eleições. É dizer que tanto lhe faz que ganhe A ou B!
    Nesse sentido mais vale então NINGUÉM votar. Pelo menos aí a legitimidade dos eleitos é ZERO!
    Mas a melhor solução é, senão concordarem com as forças políticas em jogo, constituírem um movimento e candidatarem-se! Alternativamente, votar na melhor solução!
    Votar em branco é que não serve ninguém. É uma demissão dos direitos próprios de cada cidadão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas

      Também existe essa perspectiva que eu respeito. Mas estas e outras questões só se colocarão caso não surja uma força política que convença em Esmoriz (apesar de eu manter alguma isenção e distanciamento, a nível político). Para já, ainda não temos listas concretas e por isso, ainda é cedo para tomar decisões. Apenas espero que apareçam novas equipas e que não sejam sempre os mesmos do costume a avançar!

      Abraço!

      Excluir