segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Proposta de Fusão de Freguesias...

Após alguns estudos, a Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT) apresentou, em Novembro de 2012, a seguinte proposta à Assembleia da República:




Imagem nº 1 - As freguesias propostas a fusão são as seguintes: Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã.
Reorganização Administrativa proposta pela UTRAT


Como observamos, Esmoriz, Cortegaça, Maceda e Válega são as únicas freguesias do município de Ovar que escapam a uma eventual fusão.
É verdade que até sou muito crítico da política seguida por Passos Coelho (já basta tanta austeridade, porque não cortar na despesa do Estado? E a juventude não merece mais apoios?), mas nesta questão da fusão das freguesias, estou tendente a concordar. 
Por exemplo, não faz sentido a existência de freguesias, cuja a população ronda os 100-200 habitantes. Aí terão que ocorrer uniões entre algumas localidades. É imperioso poupar nesta conjuntura crítica. Agora, é bom que não se caiam em radicalismos. Neste momento, temos freguesias a mais, mas também não será  benéfico, no futuro, ficarmos com freguesias a menos... Tem que existir um meio-termo!
Em relação aos cortes efectuados, os Srs. da UTRAT lá apresentaram os seus pareceres. No que diz respeito a Esmoriz, a 2ª Localidade mais importante do Concelho, faz sentido a manutenção do poder local, embora para isso, os autarcas esmorizenses tenham de fazer mais pela terra...
Agora, é claro que este assunto ainda vai dar muito que falar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário