quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Reacções dos protagonistas/famosos esmorizenses

Quando foi estabelecida a marcação de novas eleições para dia 9 de Dezembro de 2012, fizeram-se notar várias reacções de protagonistas da Política e dos Órgãos de Comunicação Social:


Jerónimo Costa (Presidente da Assembleia de Freguesia cessante): "Considero que, sem um prazo razoável para os habituais românticos e animadores da festa – ‘leia-se listas de cidadãos independentes' - a democracia ficou a perder". O autarca defendia a criação de "uma comissão administrativa imparcial e independente - ou pelo menos pluripartidária - para preparar umas eleições justas e esclarecedoras", e critica também o silêncio do Secretário de Estado no período que precedeu a sua decisão. Aliás, Jerónimo Costa confidenciou, por Facebook, que chegou a enviar um e-mail, propondo a instauração duma Comissão Administrativa, contudo o referido Secretário de Estado manteve-se irredutível. (in OvarNews)


Rosário Relva (Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz cessante): “Tenho de reflectir, mas não está afastada a hipótese de voltar a candidatar-me (...) De qualquer forma, lamento o que aconteceu, enquanto presidente de junta e como pessoa que gosta de Esmoriz (...) Tinha hipótese de constituir um novo executivo, mas o PS e o PSD não o viabilizaram. É incompreensível e uma irresponsabilidade irmos a votos quando estamos a menos de um ano de novas eleições”. (in Público)


Luís Alves (Presidente da Concelhia PS Ovar): “Estas eleições vão ter um custo, o prazo é curto, mas não vamos dramatizar (...) Vamos preparar as nossas listas” (in OvarNews)


Salvador Malheiro (Presidente da Concelhia PSD Ovar): "Ao contrário do que se passa no PS, a equipa do PSD em Esmoriz há muito que está constituída e encontra-se coesa, pronta para qualquer embate eleitoral, seja agora, em dezembro de 2012, ou mesmo em outubro de 2013 (...) É bom que as eleições sejam realizadas no mais curto espaço de tempo para, de uma vez por todas, ser resolvida a situação pantanosa em que a Junta de Esmoriz se encontra". (in OvarNews)


António Gomes (Presidente da Associação de Festas do Mar): Este morador esmorizense bastante conhecido defende que a marcação de eleições intercalares não é a melhor opção, mas também vai dizendo que “como estava é que não podia continuar (...) 
a classe política não tinha vontade nenhuma de governar a nossa freguesia e a cidade é que sofreu com isso (...) este foi um mandato perdido”. Também ele afirma que a decisão do secretário de Estado não era a mais aguardada,“sabendo que dentro de um ano há de novo eleições”. 
(in OvarNews)


Pedro Silva (Enfermeiro Reputado e Ex-Candidato): Foi também um dos rostos mais visíveis contra a realização de eleições intercalares, embora demonstrasse disponibilidade para aceitar tal realidade desde que"o custo das eleições fosse suportado, na totalidade, pelos candidatos". (in Facebook)


Florindo Pinto (Director do Malho Tanoeiro e Ex-Candidato)
É muito pouco tempo para se organizar tudo e fazer campanha (...) No entanto, tinha que se fazer alguma coisa para tirar aquela senhora de lá (...) Aliás, o melhor tempo da governação da Junta foi quando ela esteve doente”. (in Ovar News)


Carlos Alexandre (Director da Rádio Voz de Esmoriz): "
Eleições intercalares a cerca de um ano da data normal, das Autárquicas 2013, é uma decisão que realmente só mostra que quem decide não conhece a realidade das coisas, os problemas dos cidadãos. E numa altura em que tanto se apregoa a poupança e a austeridade, sinceramente esta decisão é tudo menos sensata. Por vários motivos, tempo demasiado curto para preparar um acto eleitoral e custos desnecessários, são os mais evidentes" (in Facebook)


Henrique Araújo (Empresário de Respeito): "Não concordo com a comissão administrativa, as eleições antecipadas são a melhor solução para Esmoriz, pois quem se candidatar e ganhar estas eleições, terá que demonstrar efetivamente o seu valor para reassegurar a sua eleição (autárquicas 2013) para os próximos quatro anos , ao invés uma comissão administrativa que será um instrumento a utilizar a quem tem neste momento mais poder e com isso ludibriar os esmorizenses" (E-mail enviado ao Cusco)


Arménio Moreira (Presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha) - "Um disparate absurdo. Teremos gastos desnecessários, em termos de dinheiro e tempo! Era, de longe, preferível uma Comissão Administrativa..." (Em conversa com o Cusco)


Cusco de Esmoriz (Ser Lendário e Presidente das Cusquices) - "É por demais evidente que, num mês, é impossível realizar uma campanha de bom nível. Como consequência, o povo não se pode inteirar de todos os projectos e, por isso, poderá votar sem confiança ou segurança total, visto que não lhe proporcionaram as informações necessárias, de forma atempada. Esta data prejudica assim o exercício saudável da Democracia". (In Cusquices de Esmoriz)


Casagrande (Colaborador nº 2 da Irmandade das Cusquices) - "Eleições? É-me indiferente. Não vamos ganhar nada com isso. Toda a gente sabe que a Junta não tem meios nem dinâmica para levar Esmoriz para a frente. Por isso, ganhe quem ganhar, pouco ou nada irá mudar". (Em conversa com o Cusco)



Esmoriz está como este sinal! É uma embrulhada à portuguesa, com certeza!
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz

2 comentários:

  1. Olá
    Como as «coisas» estão no País, e se o PS concorrer...mais uma vitória para o PS...vai uma aposta?

    Das várias opiniões, dá para ver quem tinha interesse nestas eleições....
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto!

      Eu não tenho partido, mas compreendo a sua opinião! Não duvido que vai haver gente a votar no PS Esmoriz, só porque não podem com o Passos Coelho (também eu não estou a gostar nada do governo dele; contudo tive a mesma opinião sobre o último mandato do Sócrates).

      Todavia, não é isso que se pede (não estamos a eleger nem o Passos nem o Sócrates para Esmoriz!), mas é verdade que a desinformação é elevada e as pessoas que desconheçam as listas, poderão apenas votar tendo em conta o que se passa a nível nacional...


      Agora é certo que vejo um PS Esmoriz, um bocado mais frágil, depois do que se passou no último mandato local, e um PSD Esmoriz que, embora não estando mais forte, pode, mesmo assim, lutar taco a taco com o PS.

      Atenção também às listas independentes e aos restantes pequenos partidos que poderão surpreender nestas eleições, cujos resultados serão totalmente imprevisíveis.

      É importante que as pessoas votem com conhecimento, isto é, não votem nos partidos, mas nas pessoas e nos projectos propostos.

      Cumprimentos.

      Excluir