terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mais uma caminhada triunfante do Cusco de Esmoriz

O Cusco de Esmoriz, esse ser lendário, decidiu empreender uma nova caminhada pela sua Cidade adorada! Sim, eram 18:00 e o frio era intenso! Mas o ar puro e as caminhadas fazem bem à saúde, dizem os médicos de família. Aliás, partilho convosco a alegria de ter pedido 2 kg no último ano graças a estes percursos pedestres! Mais, se Joaquina Flores é a rainha do atletismo sénior a nível mundial (mesmo com 72 anos, a mulher vence medalhas até dizer basta - 3 medalhas agora nos Europeus da Alemanha!), eu sou o rei das caminhadas de Esmoriz (já disseram por aí que venci umas medalhas de cortiça - eh eh eh)! É claro que não desafio Joaquina Flores para uma corrida, porque ela vence-me facilmente, mesmo que eu utilize o meu carro! Mas em troca mando-lhe um abraço e o meu sincero reconhecimento (e já agora de todos os esmorizenses).
Este percurso que eu costumo efectuar, deveria ser também exigido aos políticos em fase de candidatura. Sim, para além de andarem a recolher um número de assinaturas, deveriam fazer 10 km em caminhadas por Esmoriz. Sim, porque andar de viatura não dá para ver quase nada porque tudo passa depressa. Por isso, temos todos que dar graças às abençoadas caminhadas que abatem as calorias a mais, aperfeiçoam a vossa imagem (o Big Foot disse-me anteontem que um político tem de estar em plena forma física e psicológica para vencer umas eleições) e ainda têm o benefício de conhecer todos os cantos da nossa terra, desvendando o que está bem e o que está mal para depois actuarem correctamente. Como é que comprovariam que tinham feito 10 km em caminhadas por Esmoriz? É simples, traziam uma câmara para gravar tudo. 
Exposto isto, passo a apresentar as fotografias que atestam mais uma caminhada triunfante do Cusco de Esmoriz:



Imagem nº 1 - A Avenida da Praia, fruto da excelente iniciativa do Dr. Manuel Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, estava hoje deserta! Ninguém queria enfrentar o frio que se fazia sentir.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 2 - Novamente, a Avenida da Praia. O povo esmorizense parece que vive em recolher obrigatório. Será que temem que o Mundo acabe mesmo no dia 21 de Dezembro como prevêem os Maias? É claro que estou a brincar.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 3 - Novo visual do Monumento de Homenagem aos Pescadores.Agora os nossos pescadores andam em cima da terra visto que o lago desapareceu! Talvez seja para caçar peixes-aranhas! Eh eh eh  Mas importa dizer que esta escultura permanece em excelente estado. É um orgulho tê-la em Esmoriz.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 4 - O nosso belo mar estava hoje assim.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 5 - Os pequenos palheiros e espaço de lazer junto à Praia de Esmoriz.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 6 - O BarraMar's já se está a preparar para a Época Natalícia! Eu também já comprei uns doces para encher a barriga de misérias!
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz


Imagem nº 7 - A melhor imagem de sempre da Capela da Praia (Esmoriz)? O que acham?
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz


Imagem nº 8 - A iluminação da Capela não se deixa intimidar pela escuridão do Céu!
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 9 - Estava na hora de voltar a casa!
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz


Por fim, é com agrado que constato um progresso cultural significativo na minha terra. Não me refiro apenas ao Grupo dos Bandolins de Esmoriz ou ao Grupo de Teatro Renascer, mas também ao facto da poesia se ter afirmado como um instrumento artístico de muitos esmorizenses. Nos últimos tempos, o Cusco de Esmoriz lançou poemas interessantes, mas logo foi seguido por dois brilhantes poemas - um de Vítor Colaço Santos (que engrandeceu o "Malho Tanoeiro") e outro de Manuel Sá (que, na última edição do Jornal Voz de Esmoriz, retratou a desconfiança sobre os políticos da nossa cidade). Em Esmoriz, já temos políticos a mais, precisamos sim é de mais poetas! Viva a Poesia e a Cultura! 

2 comentários:

  1. As fotos são extraordinárias, especialmente a da Igreja da Praia.
    E quanto ao recolher obrigatório, estava um frio do caraças...e nem as caminhadas aqueciam.

    ResponderExcluir
  2. Olá Gina! Agradeço imenso os seus elogios!

    ResponderExcluir