sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Município corta nas contribuições por IRS

Mais uma boa notícia para os esmorizenses e restantes cidadãos residentes no concelho de Ovar. A Câmara Municipal de Ovar acaba de reduzir a taxa de IRS de 5 para 3 %, aliviando assim a carga fiscal sobre as comunidades inerentes. Tal postura foi ainda bastante aplaudida pelo PSD Ovar e restantes partidos da oposição.
A autarquia prometeu ainda que não irá aplicar as taxas máximas do IMI e não avançará com a Taxa Municipal de Direito de Passagem, satisfazendo assim as pretensões de todos os habitantes.
Estas novas decisões devem ser recebidas com alegria e esperança. A solidariedade dos políticos de Ovar, independentemente da cor partidária (visto que a unanimidade prevaleceu nestas duas questões), deve merecer um sincero elogio da nossa parte. Estes, sim, parecem conhecer a realidade!



Imagem nº 1 - Os esmorizenses até serão benficiados com as novas determinações tributárias saídas de Ovar.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz
Fonte da Notícia - OvarNews

6 comentários:

  1. Olá
    Já que falámos de Impostos Camarários há uma situação que me tem intrigado e para a qual ainda não obtive respostas esclarecedoras.
    Habito em apartamento próprio que foi avaliado em 2009 e que tem «sofrido» uma taxa de IMI de 7% !!
    O referido apartamento, foi agora avaliado para quase o dobro e, segundo julgo saber pelas notícias, essa avaliação só deveria acontecer para prédios avaliados até 2004.
    A ser assim, porque o fizeram agora, outra vez?

    Só me resta saber, se, com as determinações da Câmara agora publicadas, passarei a pagar mais ou menos IMI do que tenho vindo a pagar.

    Sinto-me assaltado pela Máquina Fiscal e, pior do que isso, sem possibilidade nem de me defender...nem de fugir!!

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto

      Veja se este site, com conteúdo mais pormenorizado, lhe esclarece melhor:

      http://www.ovarnews.com/2/index.php?option=com_content&task=view&id=5092&Itemid=43

      Excluir
  2. Olá
    Obrigado pelo link mas a dúvida mantém-se.
    Vamos ver o que me responde o Responsável pelas finanças de Ovar.

    Relativamente ao valor de IMI a pagar, vou comparar o valor dos 4% sobre a nova avaliação, com o anterior de 0.7% na anterior avaliação.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Terá que falar então com alguém do departamento das finanças em Ovar. Essa pessoa saberá, melhor do que eu, esclarecê-lo.
      Mas compreendo as suas preocupações nesta conjuntura cada vez mais desfavorável!

      Cumprimentos

      Excluir
  3. Caro Augusto, julgo que se equivocou nas taxas. Estas são 0,4% e 0,7%. Não sei se com este processo de reavaliações ouve alguma alteração nas taxas de IMI. Mas até aqui, o sistema era o seguinte:

    0,7% Para os prédios não reavaliados (pois estavam subavaliados)
    0,4% Para os prédios correctamente avaliados.

    Relativamente à sua questão é mesmo isso (caso as taxas sejam as mesmas) vai comparar 0,4% sobre a nova avaliação com os 0,7% da avaliação antiga.

    Para além disso está previsto um regime de transição, ou seja se o aumento de IMI a pagar for muito grande, julgo que nos primeiros 3 anos o IMI só pode aumentar 75€ face ao do ano anterior. Sobre este regime de transição, não tenho a certeza se o que disse está totalmente certo, tinha de confirmar, mas se não estiver é algo parecido.

    Espero ter ajudado. Sou um mero cidadão, não são funcionário das finanças nem estou a gerir propriedades.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  4. Olá caro anónimo.
    Sim, de facto queria escreve 0.4% e não 4% como acabei por escrever.

    Relativamente à avaliação antiga, de acordo com as cartas da Autoridade Tributária para pagar o IMI ( Março e Setembro), nela se refere que a habitação foi avaliada em 2009 e a taxa é de 0.7%.
    Não entendo tal taxa, já pedi esclarecimentos ao director das Finanças de Ovar, mas, infelizmente ainda não obtive qualquer resposta.

    Obrigado pela sua ajuda
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir