sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Instituições Comunitárias

Hoje, mais do que nunca, temos que dar valor às Instituições Comunitárias de Solidariedade. São elas que garantem o apoio e sustento de muitas famílias que passam por inúmeras dificuldades. A Igreja Católica também já reagiu, incentivando à caridade e à entre-ajuda. Não, não vou transformar este texto numa homilia porque sei que alguns podem adormecer imediatamente.
Exposto isto, é de valorizar a acção fulcral do Centro Comunitário de Esmoriz e do Centro de Assistência Social. Esta última organização é da responsabilidade da Dra. Fátima Ramalho que recentemente abriu uma Loja Solidária na Avenida da Praia, mesmo à frente da Travessa das Barrosas. Alguns dos artigos que serão aí vendidos, encontram-se a preços simbólicos. É uma forma de gastar pouco em prendas de Natal, e ainda por cima, as receitas revertem para a ajuda aos mais carenciados. Por isso, quem fizer aí as suas compras, sai duplamente a ganhar! Compra barato e ajuda os mais necessitados! 
Estas iniciativas merecem o reconhecimento de todos os esmorizenses e restantes portugueses, numa altura em que já dizem que Portugal só deverá sair da crise em 2014 (antes disseram que era em 2012 ou 2013)!
Aproveito ainda para partilhar uma estatística, embora datada de há 30 anos atrás, que me foi comunicada pelo nosso leitor Henrique Araújo e que apontava para um elevado nº de habitações cujo piso era de terra e as divisões eram apenas separadas por cortinas de pano, isto antes da construção dos blocos amarelos em Esmoriz. Sim, é esta a realidade (que talvez não seja tão expressiva agora mas que continua a existir) que alguns políticos da Assembleia da República deveriam procurar conhecer. Nem todos temos os motoristas e os porsches de luxo, regalias das quais eles usufruem desnecessariamente.



Imagem nº 1 - Fátima Ramalho tem desenvolvido um trabalho bastante apreciável, apoiando assim a causa dos mais carenciados.
Fotografia retirada da sua página oficial no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário