sexta-feira, 17 de maio de 2019

A fama antiga que uma viatura dos BVE reclamava prontamente

Ao longo da sua história, os Bombeiros Voluntários de Esmoriz adquiriram os seus próprios veículos de socorro. E o ritual em torno da recepção destas constituiu sempre um episódio marcante.
Só agora tivemos conhecimento da existência destas duas fotografias antigas inerentes à mesma viatura. Na primeira imagem, visualizamos a sua bênção no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários, situado na esquina entre a Rua dos Castanheiros e a Avenida 29 de Março, enquanto que, na segunda imagem (se clicar em cima poderá visualizar melhor o nome estampado de Esmoriz junto à porta da viatura), vemos tal equipamento exposto na via pública.
Não obtivemos dados que permitam a datação de tais acontecimentos. Tendo em conta que o actual quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, na Avenida dos Correios, começou a ser utilizado a partir de 1993, acreditamos que estas imagens (uma delas alude ao antigo quartel nos Castanheiros que vigorou então entre 1940 e 1993) poderão ser datadas algures nas décadas de 70 e 80 (ou quando muito nos primeiros anos da década de 90). Mas é apenas uma teoria nossa.
Veja-se ainda a quantidade de pessoas que lotou o espaço, aquando da bênção da nova viatura de combate a incêndios.
Os nossos bombeiros reconhecem o valor do seu equipamento porque sem uma boa frota não se podem fazer milagres. As vidas humanas dependem do tempo e da eficácia que estes meios poderão oferecer.







Direitos da Foto - Imagens publicadas nas redes sociais por Mário Nunes e Mário Cinco-Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário