segunda-feira, 27 de maio de 2019

Eleições Europeias: PS venceu também em Esmoriz

A abstenção foi naturalmente elevada. Apenas 38% dos eleitores esmorizenses exerceram o direito de voto. Ainda assim, estes números foram superiores à média nacional (onde só pouco mais de 30% votaram). 
Em termos de resultados, o PS conseguiu 31,7% dos votos contra 29,1% do PSD. Aqui a diferença entre os dois partidos foi mais reduzida, mas os socialistas conseguiram mais 2,6% do que os rivais.
O Bloco de Esquerda conseguiu em Esmoriz 10,2 % dos votos, um resultado acima das expectativas. E também o PAN surpreendeu pela positiva ao conquistar 5,29% dos votos. CDS-PP e CDU alcançaram resultados mais modestos, não chegando sequer aos 4%.  
No panorama nacional, o Partido Socialista conseguirá eleger entre 8 a 9 eurodeputados, já que soma cerca de 33 % dos votos. Por seu turno, o PSD terá conseguido pouco mais de 22%, podendo ficar com 5 ou 6 eurodeputados. O Bloco de Esquerda foi a terceira força política mais votada com 9, 75 % podendo eleger entre 2 e 3 eurodeputados. Por seu turno, CDU (6,7%), CDS-PP (6, 1%) e PAN (cerca de 5%) deverão eleger cada um eurodeputado, embora exista a possibilidade de obterem um resultado que lhes permita colocar um segundo eurodeputado.
A lista encabeçada por Pedro Marques (PS) foi assim mais forte em quase todos os distritos do país, incluindo os concelhos de Espinho e Ovar, e a própria cidade de Esmoriz. 






Resultados retirados de: https://www.eleicoes.mai.gov.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário