terça-feira, 28 de maio de 2019

Projecto visou causa dos refugiados

O projecto “You're H.O.M.E.: Helping Others Means Europe” resultou de um financiamento do programa Erasmus+ e do apoio incondicional proporcionado pela União das Mutualidades Portuguesas. No âmbito de um intercâmbio internacional, participaram jovens de 4 países distintos: Portugal, Itália, Grécia e Ucrânia. A presença da Turquia, que seria o quinto país, não chegou a verificar-se.
Entre os dias 28 de Abril e 4 de Maio, decorreria na cidade do Porto uma semana intensa de seminários e actividades que se debruçariam sobre o Dia da identidade europeia e Interculturalidade, as crises dos refugiados, o papel das organizações jovens nestas causas e o desenvolvimento de competências individuais e colectivas. Por outras palavras, o respeito pela diversidade social, a necessidade de criar oportunidades justas e equitativas para todos os seres humanos (independentemente das suas origens ou etnias), a defesa dos valores da liberdade e da tolerância, e o combate à desinformação que pretende antagonizar os refugiados foram metas a alcançar. 
Decorreram igualmente apresentações sobre organizações que trabalhavam com refugiados na comunidade internacional. Discutiram-se várias estratégias e soluções para enfrentar a crise dos refugiados.
Esta foi uma oportunidade para que os diversos representantes daqueles países pudessem trocar ideias, aceitar e valorizar a diferença, e ainda adquirir alguma experiência em torno dos processos de migração que, na actualidade, reivindicam dimensões massivas.
Antes de rumarem para o Porto, muitos dos jovens participantes estrangeiros tiveram ainda a oportunidade de visitar e almoçar na Escola Secundária de Esmoriz, de conhecer os edifícios e a orgânica da União das Mutualidades Portuguesas e da Câmara Municipal de Ovar (pintaram inclusivamente um azulejo no ACRA – “Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo”). Houve igualmente uma pequena passagem pela praia de Esmoriz. 
Refira-se ainda que este projecto foi preparado minuciosamente desde o início deste ano, com vários elementos da equipa portuguesa a reunirem-se regularmente em Esmoriz e em Cortegaça. Em representação de Portugal, estiveram Emanuel Bandeira, Mariana Pedro, Maria Matos, Daniel Dbouk, Samuel Sá, Inês Pereira, Carolina Rodrigues, Ana Felícia, Mariana Henriques, Joana Inês, Ana Sofia, Emanuel Oliveira, Bruna Reis, Bruno Sousa, Mariana Peneda, Joana Aguiar, Vera Marinheiro e Jéssica Carvalho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário