domingo, 26 de maio de 2019

Não houve muita afluência às urnas em Esmoriz

Ao contrário das legislativas e das autárquicas, onde houve uma considerável participação popular, as urnas em Esmoriz não estão agora a ser muito requisitadas no âmbito das eleições europeias, embora não possuamos ainda dados oficiais. 
Como observámos, durante mais de meia hora, poucos são os cidadãos que entram para votar. Às vezes, estão mais pessoas nas mesas do que propriamente pessoas que venham exercer o seu direito de voto. Recolhemos em conversa outros testemunhos que apontam nesse sentido. 
Não obstante, devemos aqui saudar/elogiar a organização que tem sido feita para assegurar a recepção e o reencaminhamento imediato dos eleitores para as secções de voto correspondentes. Um trabalho que permite agilizar o exercício deste dever cívico, e em Esmoriz, esse processo tem sido aperfeiçoado. 
No entanto, é importante salientar que este cenário abstencionista se vislumbra no panorama nacional. De acordo com os órgãos de comunicação social, apenas 11, 56% dos eleitores portugueses tinham exercido o seu direito de voto até às 12 horas, prevendo-se mais uma abstenção gigantesca, algo que costuma ser comum nas eleições europeias.
Se ainda não votou, poderá fazê-lo até às 19 horas em Esmoriz. As Escolas Primárias de Gondesende e da Praia e o Pavilhão do Patronato nos Castanheiros estarão abertos até essa hora.





Imagem nº 1 - A Escola Básica da Praia, um dos três locais de voto em Esmoriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário