sábado, 11 de maio de 2019

Professora de 65 anos terá que esperar pelo acesso à reforma

Em 2017, a professora de Educação Visual e Tecnológica, Maria Augusta Santos, sofreu um acidente que a incapacitou, impedindo-a, desde então, de dar aulas. Apesar de lhe faltar meio ano para a reforma, o seu pedido de aposentação foi intransigentemente indeferido pela Segurança Social.
De acordo com o Correio da Manhã, uma junta médica que esteve em sua casa para analisar a sua situação de saúde alegou, em Abril de 2019, que Maria Augusta não se encontrava num estado absoluta e permanentemente incapaz, contrariando as indicações presentes no boletim médico. Assim sendo, o documento lavrado pela junta médica garantia que a professora poderia continuar a exercer o seu ofício.
Maria Augusta conta com 40 anos de serviço. Vive em Francelos (Vila Nova de Gaia), recorre a uma cadeira de rodas para se movimentar no seu lar, mas terá de voltar a leccionar no Agrupamento de Escolas de Esmoriz, isto se quiser ter direito à reforma. Além do desgaste nas deslocações, Maria não tem acesso a qualquer elevador no estabelecimento de ensino onde está inscrita. Inclusivamente, confessa que tem saído bastante cansada ao final de cada dia.
Esta é efectivamente uma das situações no universo dos professores que não deveria acontecer. Aqui já não estamos a falar de polémicas fúteis como as 35 ou 40 horas de labuta semanal ou se os professores do último escalão devem ainda ganhar mais, mas sim de dignidade - e obrigar esta senhora a trabalhar nestas condições precárias é realmente um absurdo. A mulher descontou vários anos, e não é por um azar que deve ser rejeitada e tratada desta forma. Onde andam os sindicatos neste caso?




Imagem nº 1 - Maria Augusta Santos dá aulas em Esmoriz, mas não reúne as condições necessárias de saúde para continuar a leccionar.
Direitos da Foto - Correio da Manhã

Um comentário:

  1. Se tem 65 anos pode pedir a reforma. Eu pedi a minha precisamente no dia em que completei 65 anos. Embora tenha descontado para a segurança social desde novembro de 1969, fui penalizado. E agora??? Ela pode pedir a invalidez, se não concordar com a reforma? Qual será mais vantajoso para ela? A lei deve ser igual para todos, a não ser que... haja algo em contrário.

    ResponderExcluir