quinta-feira, 16 de maio de 2019

Pensar o Associativismo em Esmoriz (Opinião)

Esmoriz conta actualmente com cerca de 40 Associações (ligadas à sociedade, cultura, desporto, ambiente...), contudo nalgumas delas vislumbram-se já potenciais "crises de sucessão". Não iremos exemplificar com casos concretos, até porque já noticiámos aqui tais histórias.
E atenção que não falamos sequer de associações de fundação recente, mas de algumas que até reivindicam, há décadas, um grande impacto na comunidade local e até na região em redor. 
Em primeiro lugar, e salvo quatro ou cinco excepções, a maior parte esmagadora das colectividades conta com um número inferior a quinhentos sócios pagantes. Como se não bastasse, dessa franja, muitos dos seguidores já detêm alguma idade e acreditam que o seu contributo monetário (através de uma quota anual) é suficiente para apoiar uma causa. No entanto, não há um trabalho em torno da geração vindoura, e nalguns casos, até nem existe um verdadeiro trabalho de captação dos mais novos. Claro que cada colectividade tem as suas próprias especificidades, mas quer-me parecer que os actuais índices de voluntariado (que são modestos!) não serão suficientes para sustentar permanente 40 colectividades em funcionamento, a breve prazo. 
E isto leva-nos também às escolas. Será que nos nossos estabelecimentos de ensino se valorizam verdadeiramente o voluntariado e o contributo associativo? É uma boa questão que deve até interessar ao país inteiro. 
As colectividades em Esmoriz só têm futuro se desempenharem serviços fundamentais e imprescindíveis, ou se, não sendo fulcrais, realizarem iniciativas e eventos apelativos capazes de mobilizar a população.
Sentimos que Esmoriz nunca esteve tão forte ao nível do Associativismo como agora, contudo pensamos que isso se deve essencialmente ao surgimento de novas ideias e perspectivas, não podendo nós afirmar que o voluntariado associativo tenha aumentado significativamente. 
Numa sondagem recente, os nossos leitores não partilharam deste nosso ponto de vista, considerando a maior parte que tal seria uma boa notícia termos 40 colectividades na cidade. Estamos em democracia, e aceitamos interpretações diferentes. Todavia, cada Associação deve também pensar no seu futuro para que outros consigam dar continuidade à sua causa. Por outro lado, ninguém pode negar que uma parte considerável da população local continua alheada desse fenómeno colectivo produtivo. É preciso atrair essas pessoas e, consoante as suas vocações, envolvê-las na construção de uma cidade melhor, seja do ponto de vista social, desportivo, cultural, artístico, ambiental, musical, etc.E isto sim, será o esplendor da cidadania! 




Resultado de imagem para associativismo

Foto meramente exemplificativa retirada de: https://barragrandenews.com.br/tag/associativismo/


Nenhum comentário:

Postar um comentário