terça-feira, 7 de maio de 2019

"Desassoreamento da Barrinha de Esmoriz" (esclarecimento municipal)


Desassoreamento da Barrinha de Esmoriz

A Câmara Municipal de Ovar informa que se encontra em curso o desassoreamento da Barrinha de Esmoriz, de forma a reabilitar o ecossistema lagunar. Esta obra decorre no âmbito da empreitada de Requalificação da Barrinha de Esmoriz, promovida pela Sociedade Pólis Litoral da Ria de Aveiro, S.A.

Com efeito, o desassoreamento em curso, realizado por dragagem, nos termos das condições imperativas de licenciamento pela Agência Portuguesa do Ambiente, tem que lançar os sedimentos da lagoa no mar, constituindo contributo para a redução do déficit de areias, no transporte sólido litoral, e com isso mitigar a erosão costeira, e só poderá ocorrer fora do período da época balnear, de forma a não prejudicar a qualidade da água de banhos.

Assim, as tubagens instaladas no areal permitem a repulsão dos solos dragados do fundo da lagoa para a corrente oceânica de transporte sedimentar. Dada a constituição dos sedimentos, lodos pretos e areias finas, o aspeto escuro visível à saída da tubagem, indevidamente sugere que se esteja a lançar efluentes não tratados no mar.

Pese embora esta ação em curso, de extrema importância para a Requalificação da Lagoa, a obra de desassoreamento da Barrinha de Esmoriz será suspensa a partir do final de maio, até ao fim de setembro, para não prejudicar a época balnear que se aproxima.

A Câmara Municipal está, como sempre, disponível para prestar as informações e os demais esclarecimentos necessários, no âmbito da Requalificação da Barrinha de Esmoriz.

Ovar, 7 de maio de 2019.
O Presidente da Câmara Municipal
Salvador Malheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário