terça-feira, 28 de maio de 2019

Gigantes Invisíveis libertaram a fantasia pelo Parque (in Jornal A Voz de Esmoriz)

Entre os dias 25 e 30 de Abril, decorreu o V Encontro Literário “Gigantes Invisíveis” no Parque Ambiental do Buçaquinho. A iniciativa conduzida pelo Imaginar do Gigante, entidade representada por Pedro Saraiva e Elsa, voltou a traduzir-se num grande sucesso, animando centenas de crianças que por ali passaram.
O programa cultural abriu com a participação dos Irmãos Esferovite que, através da animação musical e de uma encenação comediante, semearam a diversão total pelo imenso público então presente. Houve quem não dispensasse o recurso às gargalhadas devido às recorrentes brincadeiras promovidas pelo grupo, e claro, no final da actuação, quando a música assumiu maior protagonismo, muitos cidadãos acabaram por juntar-se ao grupo artístico e dançaram de forma alegre e entusiástica, não temendo sequer o clima incerto que ora imprimia mais calor ora descarregava aguaceiros torrenciais.
Neste certame cultural, decorreriam igualmente conversas com escritores ou outros profissionais da arte. Dentro deste contexto, o Parque Ambiental do Buçaquinho teve a honra de acolher Carlos Fontales (especialista em cenografia de pendor paisagístico), Lara Xavier (escritora de histórias infantis, vencedora do prémio Fundação António Quadros), Virgínia Millefiori (escritora vocacionada para os contos infantis), José Fanha (poeta, declamador, dramaturgo e redactor de textos para rádio, guionista de televisão e cinema), Ana Ventura (escritora de livros infantis) e ainda responsáveis da Fábula Editora (entidade que procede à publicação de obras infanto-juvenis, procurando potenciar a qualidade literária, gráfica e didáctica). As crianças ouviram atentamente as histórias, os contos e os poemas que estes tinham para partilhar. Num enquadramento natural vantajoso oferecido pelo parque, a fantasia percorreria as mentes dos mais novos.
Por outro lado, houve ainda oficinas diversas, destacando-se as actividades que incentivaram a criatividade e a imaginação artística, nomeadamente ao nível do desenho e da pintura.
Não faltou igualmente teatro. Neste âmbito, seria apresentado o espectáculo “Duas Casas”, cujas exibições verificadas nos dias 28 e 29 de Abril, mereceram uma adesão bastante interessante por parte dos mais novos.  
Num dos pólos adjacentes à cafetaria, vislumbrámos ainda a presença de uma extensa mesa que reunia uma quantidade assinalável de livros infantis, procurando assim incentivar a leitura nas crianças. Esta iniciativa desenvolvida pelo Imaginar do Gigante foi patrocinada pela Câmara Municipal de Ovar, registando-se igualmente os apoios das Juntas de Freguesia de Esmoriz e de Cortegaça. 





Foto da autoria de Mário Costa 
Direitos - Imaginar do Gigante/Parque Ambiental do Buçaquinho


Artigo retirado de: Jornal A Voz de Esmoriz. Edição de 24 de Maio de 2019. Comissão de Melhoramentos de Esmoriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário