domingo, 5 de maio de 2019

V Corrida Popular de Esmoriz libertou muitas energias positivas

Decorreu, neste Domingo de Manhã, a V Corrida Popular de Esmoriz. Largas centenas de cidadãos participaram na corrida de 10 km que percorreria as artérias urbanas de Esmoriz junto à praia e área florestal do Buçaquinho. Houve ainda uma corrida para os mais pequenos (com extensão de 500 metros) bem como uma caminhada de 5 km para todos os que quisessem a aderir em concreto a essa modalidade social. 
Uma vez mais, a população de Esmoriz aderiu em força, registando-se ainda a presença de cidadãos de freguesias e concelhos vizinhos. Uns representaram os seus clubes (inseridos na nossa região), enquanto outros correram apenas por gosto e para favorecer o seu bem-estar físico.
O clima contribuiu para o sucesso desta iniciativa. Havia calor e uma brisa agradável que certamente propiciou um maior prazer aos atletas. 
O evento seria ainda animado pelo Grupo de Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz que, junto ao estabelecimento da Pá Rita, cantou e dançou algumas das melodias tradicionais. 
A GNR e os Bombeiros de Esmoriz estiveram igualmente presentes de forma a que tudo decorresse de uma forma segura e controlada. 
Em termos de tempo, na geral, os melhores resultados foram conseguidos por Vítor Santos (1º classificado, Peraltafil Running; este corria pela I Divisão de veteranos masculinos; fez o trajecto em 32 minutos e 53 segundos), seguido por Hélder Pires (2º, Clube de Atletismo de Ovar; 33 minutos e 18 segundos) e Pedro Cerdeirinha (3º, Peralfatil Running; 33 minutos e 30 segundos).
No entanto, e analisando por escalões, nas provas de seniores masculinos, Hélder Pires (Clube Atletismo de Ovar) bateu a concorrência de Pedro Cerdeirinha (2º classificado, Peraltafil Running) e Renato Sousa (3º classificado, Clube de Atletismo de Ovar).
Nos seniores femininos, o triunfo iria para Catarina Pinho (NA Cucujães), sendo o pódio completado por Marta Reis (Arada Atletismo) e Sara Ferreira (corredora individual). Nas veteranas femininas, a prova seria ganha por Matilde Baptista (Juventude Atlética Mozelense), ficando Angelina Ferreira (corredora individual) no 2º lugar e Manuela Sousa (Running Espinho) no 3º posto. 
Nos veteranos masculinos, e apesar de aqui existirem cinco escalões, é de realçar a performance brilhante de Vítor Santos (o atleta do Peraltafil foi mesmo o melhor nos resultados gerais masculinos) que venceu a concorrência de Nuno Pinho (NA Cucujães) e de Salviano Ferreira (Arada Atlético Clube).
Poderá conhecer todos os resultados em: http://racetime.pt/corridaesmoriz.
Seguem-se fotos da autoria colectiva da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz.














Nota-Extra: A organização do evento pertenceu à FullSport. Houve ainda o apoio da Junta de Freguesia de Esmoriz e da Câmara Municipal de Ovar, bem como de outros patrocinadores privados (nomeadamente do Ginásio Premium Health Club). 

2 comentários:

  1. Pena que dois dias após a prova ainda haja bastante lixo (garrafas de plástico) espalhado pelas ruas onde passou a corrida, caso do rotunda do barco e Av. da Praia em Cortegaça, onde se veem dezenas de garrafas espalhadas.

    ResponderExcluir
  2. Boa prova. Gostei de participar. Claro que há sempre margem para melhorar, mas todas as faixas etárias puderam participar na corrida dos pequenos, dos adultos e na caminhada para qualquer pessoa. Espero que façam outra vez para o ano.
    Quanto à limpeza, as juntas locais também têm de estar preparadas para dar resposta depois dos eventos...

    ResponderExcluir