terça-feira, 7 de maio de 2019

Assembleia das Redes Sociais Decide X

Apresentamos os resultados de mais duas sondagens que foram para o ar nas redes sociais entre os finais do mês de Abril e os inícios do mês de Maio. Uma vez mais, a participação dos nossos leitores foi significativa. 



Sondagem nº 19

Alguns cidadãos (e partidos locais) queixam-se da escassez de investimento autárquico por parte de Ovar em Esmoriz nos últimos dois anos. Terão razão?






Sondagem Electrónica nº 19: Alguns cidadãos (e partidos locais) queixam-se da escassez de investimento autárquico por parte de Ovar em Esmoriz nos últimos dois anos. Terão razão?
Respostas Possíveis: Sim (68%; 144 votos) Não (32%; 69 votos)
Total de Votos: 213 (100%)
Realização da Sondagem: 24/04/2019 - 01/05/2019
Duração da Sondagem: 7 dias (uma semana)
Direitos das Imagens Utilizadas: A primeira fotografia foi retirada algures do Google Imagens, enquanto a segunda é da autoria institucional da autarquia vareira.



Contexto: O tema do investimento municipal em Esmoriz é motivo de discussão dentro e fora das assembleias de freguesia. Alguns deputados de freguesia do PS e PSD alegam que a autarquia de Ovar deveria investir mais dinheiro e recursos humanos em Esmoriz, de forma a consolidar o crescimento sustentável desta cidade. Por outro lado, a Câmara Municipal de Ovar já realizou algumas obras interessantes nos últimos 10 anos em Esmoriz, contudo queremos saber se, nos últimos dois anos, houve realmente uma paragem ou estagnação do investimento na cidade.


Resultados: Apesar da reabilitação de algumas ruas (como a dos Tanoeiros) e da requalificação em curso do Esmoriztur (edifício cultural), a verdade é que a maior parte dos cidadãos (totalizam 68%) que participaram nesta sondagem pretendem observar mais obras e investimento autárquico na cidade. Consideram que Esmoriz deve merecer um tratamento condigno com o seu estatuto urbano. De forma diferente, pensam 32% dos participantes que admitem estar satisfeitos com a actual intervenção autárquica em Esmoriz.





Imagem nº 1 - Muitos cidadãos aguardam por mais investimento e obras na cidade de Esmoriz por parte da Câmara Municipal de Ovar.




Sondagem nº 20

É bom para o estado do nosso Associativismo existirem 40 colectividades?




Sondagem Electrónica nº 20: É bom para o estado do nosso Associativismo existirem 40 colectividades?
Respostas Possíveis: Sim (59%; 61 votos) Não (41%; 43 votos)
Total de Votos: 104 votos (100%)
Realização da Sondagem: 24/04/2019 - 01/05/2019
Duração da Sondagem: 7 dias (uma semana)
Direitos das Imagens Utilizadas: A primeira imagem foi retirada da Página "Cidade de Esmoriz" enquanto que a segunda foi extraída do Google Imagens.



Contexto: Actualmente, existem cerca de 40 colectividades em Esmoriz, um número que confirma a forte expressão associativista. Por um lado, é certo que um maior número de colectividades disponibiliza múltiplos serviços à comunidade local nas vertentes social, cultural, artística, desportiva e recreativa. E isso, certamente, é um sinal de vitalidade muito importante para a cidade. Contudo, a existência de associações a mais poderá provocar a dispersão de voluntários e associados, fazendo com que muitas delas não encontrem sucessores nas suas gestões ou que não tenham o número de associados/seguidores desejável. Queremos saber para que lado pende a balança dos nossos leitores nesta questão em concreto. 


Resultados: A maior parte dos participantes (59%) defende que o número elevado de colectividades em Esmoriz deve ser encarado como uma notícia positiva que atesta a criatividade impulsionadora e o arrojo de muitos dos cidadãos pertencentes à nossa comunidade. Expressa ainda a vontade de se fazer mais pela terra, explorando novas ideias, conceitos e horizontes. Não obstante, os resultados verificados nesta sondagem não são muito conclusivos dado que encontramos igualmente cidadãos que desconfiam da viabilidade e da sustentabilidade deste progresso associativo, temendo a dispersão de voluntários e associados, bem como o futuro de alguns "corpos sociais" que podem não encontrar a devida sucessão.





Imagem nº 2 - Esmoriz alberga hoje cerca de 40 colectividades ligadas ao desporto, cultura, área social, etnografia, ambiente, etc.
Direitos da Foto - Grupo de Teatro Renascer


Nota-Extra: Por lapso, surge nos prints uma alusão à XX edição desta rubrica, quando na verdade, apenas vamos na X (embora cada edição contemple duas sondagens distintas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário