sábado, 30 de março de 2019

A Assembleia das Redes Sociais Decide (Rubrica IX)

No mês de Março, promovemos a realização de mais duas sondagens de forma a apurarmos as opiniões dos cidadãos que nos seguem nas redes sociais. Desta feita, trouxemos à discussão duas temáticas culturais.




Sondagem nº 17- Como avalia, na generalidade, o estado do ensino em Esmoriz?







Sondagem Electrónica nº 18 - Como avalia, na generalidade, o estado do ensino em Esmoriz?
Respostas Possíveis: Com boa qualidade (18%; 22 votos) vs Com várias lacunas (82%; 102 votos)
Total de votos - 124 votos (1005)
Realização da Sondagem - 15/03/2019 - 22/03/2019
Duração da Sondagem - 7 dias (uma semana)
Direitos das Imagens da Sondagem: A primeira foto foi retirada do site: http://www.rbe.mec.pt/np4/mapas?id=341514, já a segunda é da autoria de Salomão Rodrigues (JN) e retrata a manifestação ou o cordão humano efectuados pelos alunos a favor da reabilitação da Escola Secundária de Esmoriz.



Contexto: Esmoriz é actualmente dotado de uma vasta rede de escolas. Existem as escolas básicas da Vinha, Campo Grande, Torre, Matosinhos, Relva e Praia, além da Escola Preparatória Florbela Espanca e Escola Secundária de Esmoriz. Ao nível do ensino, também podemos destacar o projecto da Universidade Sénior de Esmoriz. No entanto, queremos saber se as escolas cumprem os requisitos mínimos ao nível da segurança e das condições necessárias para o ensino, e se o número de disciplinas e actividades é suficiente. Direitos das Fotos utilizadas: A primeira foto foi retirada do site: http://www.rbe.mec.pt/np4/mapas?id=341514, já a segunda é da autoria de Salomão Rodrigues (JN) e retrata a manifestação ou o cordão humano efectuados pelos alunos a favor da reabilitação da Escola Secundária de Esmoriz.


Resultados: O resultado é esclarecedor. 82% dos participantes consideram que o estado do ensino (segurança e condições inerentes) em Esmoriz apresenta várias falhas, pelo que se exigem melhorias. É provável que o actual estado de degradação avançada na Escola Secundária de Esmoriz e o facto de existirem escolas primárias na terra com poucos alunos tivessem pesado como factores de insuficiência. A bola está agora do lado da autarquia e do Ministério da Educação.




Imagem nº 1 - As condições de ensino precisam de ser rectificada em Esmoriz, segundo os nossos leitores.
Foto da nossa autoria




Sondagem nº 18 - Considera que a passagem da poetisa Florbela Espanca por Esmoriz foi excessivamente desvalorizada ou até mesmo ignorada pelos seus biógrafos?





Sondagem Electrónica nº 18 - Considera que a passagem da poetisa Florbela Espanca por Esmoriz foi excessivamente desvalorizada ou até mesmo ignorada pelos seus biógrafos?
Respostas Possíveis: Sim (90 %; 82 votos ) Não (10%; 9 votos)
Total de votos - 91 votos (100 %)
Realização da Sondagem - 15/03/2019 - 22/03/2019
Duração da Sondagem - 7 dias (uma semana)
Direitos das Imagens da Sondagem: A primeira imagem que espelha um retrato de Florbela foi retirada de uma plataforma do Youtube, enquanto que a segunda da autoria de Van der Krogt exibe um busto de Florbela presente em Évora


Contexto: Florbela Espanca nasceu em 1894 em Vila Viçosa e pereceu em 1930 em Matosinhos. Em 1925, terá passado pela então aldeia de Esmoriz. Dizem que aqui esteve dois anos, embora se discuta que a sua estadia pela terra da Barrinha poderá ter durado menos tempo. Na sequência do casamento com o médico Mário Laje, ela veio viver para Esmoriz em duas casas, uma sita na Estrada Nova e a outra na Casela. No entanto, pouco ou nada mais se sabe. Alguns eruditos da nossa região alegam que ela poderá ter escrito alguns sonetos aqui em Esmoriz, influenciada talvez pela paisagem marítima e pela visão em torno da Barrinha, versos que poucos anos mais tarde teriam integrado a célebre obra "Charneca em Flor". Há quem refira que foi em Esmoriz que ela teve conhecimento da morte do seu amado irmão Apeles. Ou estamos perante rumores sem fundamento e a sua passagem por Esmoriz foi apenas uma gota de água insignificante nesse oceano que foi a sua vida? Os escritores ou biógrafos que dela falaram, fizeram bem em omitir ou dar pouco relevo à sua passagem por Esmoriz? (Direitos das Fotos - A primeira imagem que espelha um retrato de Florbela foi retirada de uma plataforma do Youtube, enquanto que a segunda da autoria de Van der Krogt exibe um busto de Florbela presente em Évora).

Resultados: A maior parte esmagadora dos nossos leitores das redes sociais (91%) acredita que a passagem de Florbela Espanca não foi devidamente tida em conta pelos seus biógrafos, pelo que propõem uma revisão biográfica, de forma a tentar perceber se Esmoriz reivindicou para si uma parte importante da vida de Florbela Espanca.




Imagem nº 1 - Representação artística que exibe Florbela Espanca na Escola Preparatória de Esmoriz que adoptou então o seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário