sábado, 2 de março de 2019

Escolas e Centro de Assistência Social de Esmoriz ajudaram a animar o Carnaval Infantil de Ovar

O Carnaval das Crianças voltou a ser um sucesso em Ovar, aglutinando a participação de mais de três mil crianças que desfilaram pelas artérias principais daquela cidade. Escolas primárias, centros sociais e paroquiais de todas as freguesias aderiram ao repto da autarquia vareira para proporcionarem um dos maiores carnavais infantis do país. 
O cortejo foi para as ruas no passado Domingo, dia 24 de Fevereiro, conhecendo o seu ponto de partida junto ao Mercado Municipal de Ovar. 
Em representação de Esmoriz, estiveram as crianças das escolas básicas da Praia, Torre, Vinha, Campo Grande, Florbela Espanca (esta preparatória), Relva e Matosinhos bem como outras que integraram a representação especial do Centro de Assistência Social de Esmoriz. 
Antes de participarem no desfile, as crianças das nossas escolas primárias foram deixadas pelos pais junto ao parque da revenda, nas imediações do estádio da Barrinha (casa desportiva do Sporting Clube de Esmoriz). Naquele ponto de concentração anterior ao desfile, denotámos desde logo o frenesim e a ansiedade dos pequenos aventureiros que, estando praticamente trajados de negro, viriam a assumir um papel determinante na parte final do cortejo, encerrando o desfile com distinção. De manhã, estranhamos porque estavam todos equipados daquela maneira uniforme, mas à tarde, já no cortejo (e depois das mais de 300 crianças terem sido transportadas até Ovar através de oito camionetas disponibilizadas no parque da revenda em Esmoriz), reparamos que depois a sua roupa foi complementada com adereços coloridos que nos remetiam para palheirinhos (ou casas características da região) azuis, verdes, amarelos e vermelhos, honrando uma tradição que é, sem dúvida, ancestral em Esmoriz e no restante distrito de Aveiro. Por seu turno, as/os responsáveis adultos que acompanhavam as crianças, acabaram por adoptar vestimentas brancas ou pretas, mas com nuances (nomeadamente lenços tradicionais) que remetiam em concreto para as origens vareiras. 
Relativamente às crianças do Centro de Assistência Social de Esmoriz, refira-se que estas se mascararam especificamente de bonecos de neve ou pinguins. 
Não há dúvidas de que as crianças de Esmoriz ajudaram a engrandecer o cortejo, glorificando as tradições e a herança cultural da sua terra. 





































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário