sexta-feira, 1 de março de 2019

Os Carnavais de Esmoriz podem e devem renascer! (Opinião)

Na década de 90, Esmoriz já assistiu a belos desfiles de Carnaval proporcionados pelas suas escolas, enchendo as avenidas com multidões. Sim, ao contrário do que eu julgava, houve edições carnavalescas que dignificaram tal tradição na nossa cidade e que atraíram multidões. Famílias viam os seus miúdos a desfilar, outros populares observavam também curiosos. As avenidas da Praia e Joaquim Oliveira e Silva chegaram a encher quase à mesma medida do que acontecia posteriormente no Verão aquando das Festas do Mar. Não nos poderíamos comparar a Ovar, mas havia festa e alegria na nossa cidade. Sentiam-se todos em casa!
Mas esta tradição cairia posteriormente no esquecimento, talvez ofuscada pelo poderio incomparável da sede de concelho e porque não tinha grande tradição na nossa terra. Recentemente, os autarcas vareiros lograram fazer renascer a vocação carnavalesca das nossas escolas, mas somente para engrossarem a dimensão do já afortunado carnaval ovarense. 
Confesso que deve ser elogiado o esplêndido trabalho desenvolvido pelas nossas escolas primárias e centros sociais que ajudaram, uma vez mais, a engrandecer o Carnaval Infantil de Ovar. Iremos inclusivamente elaborar uma reportagem a enaltecer o papel de todos que ajudaram a projectar mais um cortejo repleto de sucesso. E não confundo a diversão dos mais novos e a vocação artística dos professores/colaboradores com outras questões. Eles aderiram ao convite e foram excelentes embaixadores da nossa terra! Estou orgulhoso da forma como se apresentaram ao imenso público que encheu as artérias principais da sede de concelho. Que não haja qualquer dúvida em relação a isso! Estas crianças representaram a sua terra, adoptando disfarces a remeter para os palheirinhos que são tradicionais na nossa praia.
A minha crítica é somente dirigida à centralização cultural que subsiste até hoje no concelho. Ovar reserva só para si o Carnaval, e desde que tenho memória, quase sempre foi assim. Esmoriz e todas as outras freguesias (excepto a sede) muito raramente desfrutaram de qualquer cortejo ou evento carnavalesco, aconteceu sim o efeito contrário, todas foram chamadas a engrossar os pergaminhos da saga festiva vareira. Não há descentralização alguma deste evento. E se acontece uma ou outra iniciativa tímida ou espontânea fora do centro vareiro (sem apoio directo da autarquia), ninguém dá o devido valor. Não interessa! Não faz parte do programa nem da agenda oficial do Carnaval de Ovar.
Ovar é Carnaval, não estamos a colocar sequer isso em causa, mas Esmoriz merecia ter algo a assinalar esta efeméride. Porque não renovar o convite às nossas escolas para também proporcionarem um belo cortejo na nossa cidade? E porque não convidar as escolas de Paramos, Cortegaça, Rio Meão e Paços de Brandão a aderir? Claro que têm de ser proporcionadas todas as condições nesse sentido mas tudo pode ser devidamente trabalhado. O desfile até poderia decorrer num fim de semana que não afectasse o Carnaval Infantil ou até o Grande Corso Carnavalesco de Ovar. Não estamos aqui para prejudicar Ovar, apenas queremos que o nosso povo desfrute também desta festa.
Tenho aqui guardadas duas entrevistas de dirigentes municipais (um que ainda está em funções, o outro já deixou tais andanças há alguns anos) que ponderaram a descentralização do Carnaval, mas todos sabemos que da teoria à prática vai uma grande distância. 
Não sou muito fã do Carnaval, mas há esmorizenses que o são. Falo em nome desses!
Esmoriz jamais ofuscaria o Carnaval de Ovar, apenas pede para que tenha direito a uma fatia da diversão que é canalizada para a sede de concelho. Dar e receber, partilhar...





Imagem nº 1 - O Carnaval das Escolas Esmorizenses na Avenida Joaquim Oliveira e Silva, no ano de 1997. O lugar da Praia de Esmoriz acolheu multidões.
Direitos - Jornal A Voz de Esmoriz, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário