domingo, 31 de março de 2019

Noite de Fados tornou-se numa verdadeira gala (in Jornal "A Voz de Esmoriz")

Na noite do passado dia 16 de Março, o Grupo de Teatro Renascer organizou uma aprazível noite de fados que teve lugar no auditório então instalado no Antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.
A casa praticamente encheu, tendo estado presentes cerca de 150 espectadores. A zona reservada à plateia contou, desta feita, com uma configuração especial. Além das imensas cadeiras, o Renascer proporcionou mesas redondas de convívio cobertas por um tecido avermelhado e iluminadas à luz das velas. Os cidadãos puderam ali degustar rojões, moelas, papas de sarrabulho, caldo verde, tremoços ou amendoins. Acederam igualmente às mais variadas bebidas. Cada mesa, poderia em média albergar, em círculo, cerca de quatro ou cinco cidadãos. 
No palco, os fadistas Carlos Baldaia e Eulália Lopes estiveram igualmente ao mais alto nível, cantando e encantando. De realçar, a expressão emotiva e o cumprimento municioso dos ritmos musicais que empreenderam ao longo das melodias que entoavam. Foram ainda devidamente acompanhados por António Soares, na viola, e Tonecas Pereira, na guitarra portuguesa, que evidenciaram igualmente mestria e sentido de organização. O público seria assim presenteado com fados de Coimbra, músicas tradicionais, bailinhos à portuguesa, “fado castiço”, etc. 
Efectivamente, a plateia seguiu de forma apaixonada todas as manifestações musicais em palco, seguindo alguns temas com o bater sincronizado de palmas e aplaudindo as estrelas daquele cartaz.
Por seu turno, outros cantores subiram também ao palco para demonstrarem os seus dotes artísticos. Dentro deste contexto, António Costa (artista bem conhecido da terra), Daniela Nunes e a sua filha Oriana (membros pertencentes ao Grupo de Teatro Renascer vocacionados para a expressão musical) e Adérito Ferreira (conhecido por fotografar os recantos de Esmoriz, mas que também saber dar um pezinho no fado) corresponderam igualmente às expectativas, merecendo uma estridente chuva de aplausos.  
Entretanto, foi sorteada uma tela com uma enorme fotografia, da autoria de Adérito Ferreira, que exibia a zona à beira-mar de Esmoriz, onde pontificava uma namoradeira sobre o paredão. 
No final do evento, João Gomes frisou que esta foi mais uma iniciativa especial conduzida pelo Renascer, de forma a animar as noites culturais de Esmoriz, e agradeceu o papel imprescindível de Adérito Ferreira na organização deste evento.
No final, todos os protagonistas do espectáculo subiram a palco para receberem as lembranças e tirarem uma foto memorável em grupo. 










Reportagem do Jornal A Voz de Esmoriz
Edição de 27 de Março de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário