segunda-feira, 11 de março de 2019

Mais um título conquistado com ADN esmorizense

Ricardo Lemos não é um nome estranho na vida cultural e desportiva de Esmoriz. Ricardo tinha sido membro da banda Jackie Lynchburg cujas temas originais abrilhantaram há alguns anos vários serões na nossa cidade. Além disso, Ricardo fora atleta e ainda técnico nas camadas jovens do Esmoriz Ginásio Clube. Na universidade do voleibol, obteria todo os ensinamentos e ferramentas necessárias para assim se preparar para futuros patamares.
Ricardo Lemos também seria técnico de outros clubes tais como o Boavista FC Voleibol, o Sporting Clube de Arcozelo ou o Clube Atlântico Madalena.
O então músico acabaria por atingir o seu primeiro ponto alto da sua carreira na área desportiva. Enquanto treinador principal da equipa sénior feminina da Academia José Moreira, formação sediada em Nogueira da Regedoura, venceria a Taça de Portugal de Voleibol, tendo para isso derrotado o Clube K, dos Açores, por 3-0 em sets (parciais de 25-22, 25-23 e 25-20).
No final da partida, Ricardo Lemos frisaria que este era um "momento histórico para o clube" que completava o seu quinto ano de existência e valorizou ainda a irreverência e a vontade de ganhar da sua equipa recheada então de muita juventude talentosa.
Por outro lado, também é justo realçar que Pedro e Freitas, elementos que integram a equipa técnica/médica da Academia José Moreira, passaram igualmente pelo Esmoriz Ginásio Clube.
Por seu turno, a atleta Daniela Matos, pertencente então àquela equipa, fez igualmente formação no Esmoriz Ginásio Clube.
Recorde-se que, em jeito de curiosidade, a Academia recebeu o nome de baptismo de José Moreira, um ícone do voleibol português que chegou a ser campeão nacional, nos inícios da década de 80, ao serviço do Esmoriz Ginásio Clube.





Imagem nº 1 - Ricardo Lemos, com raízes em Espinho e com vivência prolongada em Esmoriz, levou a equipa sénior feminina da Academia José Moreira à conquista inédita da Taça de Portugal de Voleibol.
Direitos da Foto -  Estela Silva (Lusa, citado no Jornal O Jogo)

2 comentários:

  1. Olá
    José Moreira foi meu professor de Educação Física nos idos anos de 1975 no Liceu António Nobre, na Cidade do Porto.
    Era «bravo».... :-)
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Como complemento do post anterior, José Moreira é o elemento que «equipa» de verde.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir