quarta-feira, 27 de março de 2019

O Dia dos Centros Históricos (Opinião)

O Dia Nacional dos Centros Históricos (28 de Março) é daquelas datas simbólicas que devem motivar os 308 municípios a demonstrar diante do público as virtudes do seu concelho. Além de manter os museus abertos, esta é uma boa altura para se realizarem rotas de índole patrimonial. Uns farão rotas das adegas, outros dos museus, uns visitarão uma série de moinhos e ainda haverá quem faça em relação aos lagares típicos da sua terra. 
Ovar deveria manter, neste dia especial, abertos todos os seus templos de notável vocação artística. As tradicionais Capelas dos Passos, a Igreja de Válega, a Capela da Penha em Esmoriz, a Igreja de Cortegaça, entre outros lugares de culto, são cartões de visita que poderiam integrar uma rota dos templos e do historial religioso do concelho. E porque não também fazer uma paragem em São Vicente Pereira para contemplar a casa judaica que alberga no seu interior o "Aron Hakodesh"?! 
Sabemos que, na edição de 2019, se irá realizar uma visita guiada às Capelas dos Passos de Ovar, o que é uma boa forma de assinalar aquela data especial (embora o evento vá decorrer no dia 30 de Março, entre as 16:00 e as 17:00). Mas há potencial para se fazerem mais iniciativas. 
Neste ou, pelo menos, noutro ano, poderia ser realizada uma rota industrial. Começando pela "indústria" do pão-de-ló de Ovar, passando pelas tanoarias de Esmoriz, pelas cordoarias, pelos espaços tradicionais da venda de peixe à beira-mar, entre outros. Conhecer o processo de fabrico, as vicissitudes laborais e o peso destas actividades na economia local seria, sem dúvida, uma forma de atrair e enriquecer o interesse público em torno destes assuntos.
Num segundo ou terceiro ano, poderia ser planeada uma rota em torno das construções típicas do concelho. As casas mais antigas decoradas com azulejo, e os palheiros sitos entre Esmoriz e Cortegaça seriam bons cartões de visita. Outros edifícios históricos poderiam integrar o trajecto. 
Num quarto ano, uma rota das fontes, como já foi indicado nas redes sociais, também seria uma iniciativa que poderia resultar num sucesso tremendo.
Claro que tudo isto implicaria um diálogo entre a autarquia, a sua divisão da cultura, o posto de turismo, as paróquias do concelho, e os responsáveis industriais. Mas é um trabalho que pode ser feito a bem de elevarmos o significado deste dia.
Tal como muitas outras terras, Ovar não tem apenas um centro histórico. A história não se cingiu apenas a um meio urbano, e está na altura de se viver a história e a cultura de uma forma mais descentralizada, envolvendo todas as freguesias, de forma a que todos possam aderir ou contribuir para esta causa. A iniciativa das rotas poderia ser perfeitamente testada neste dia. Também há espaço para espectáculos culturais de boa qualidade (concertos, fados, teatro...) a oferecer ao público, ou até propiciar a apresentação de exposições temáticas relacionadas com as tradições do concelho.
Não é que Ovar seja dos concelhos que menos aposte na cultura, mas também não está perto do topo, sobretudo se excluirmos o Carnaval que lhe concede muita visibilidade. Numa tabela de 308 municípios, talvez Ovar ficasse situado entre o 70º e o 120º lugares, isto é, numa posição ligeiramente acima da realidade média do ranking nacional. Sem o Carnaval, talvez o concelho ficasse entre o 120º e o 200º lugares, representando um evidente decréscimo.
De qualquer das formas, há potencial para mais e melhor. E quando digo isto, a estratégia não deve passar por meter a "carne no assador" e potenciar ainda mais o Carnaval. Pelo contrário, deverá haver um plano mais diversificado que seja transversal a inúmeros sectores da cultura. É altura de demonstrar que existem mais tradições de valor do que o próprio Carnaval e as festas do Mar no Verão (embora se deva manter os orçamentos destinados a estes eventos!). A reabilitação do Esmoriztur, em breve, é um bom prenúncio, mas é possível apostar mais nesta frente. A cultura do concelho de Ovar precisará assim dos três i´s: identidade, investimento e ideias. 
E esse é o apelo que deixamos aos autarcas de Ovar.




Resultado de imagem para Dia dos Centros Históricos

Imagem nº 1 - O Dia Nacional dos Centros Históricos comemora-se oficialmente a 28 de Março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário