segunda-feira, 18 de março de 2019

Direcção do Esmoriz Ginásio Clube instaura processos judiciais

O clube recebeu recentemente uma penalização severa por parte da Autoridade Tributária, no âmbito de um processo judicial já transitado em julgado, que se encontra cifrada num total de 103 mil euros (valor que já inclui juros, moras e coimas). Em causa, está a gestão do clube no biénio de 2004-2005, quando a instituição era liderada por Abílio Pacheco (Presidente) e Henrique Araújo (Vice-Presidente). 
Segundo se consta, e de acordo com uma inspecção tributária posterior, foram descobertas facturas falsas, além da devolução do IVA não ter sido cumprida de forma escrupulosa. O clube bem tentou impugnar, mais tarde, este processo, mas apenas serviu para adiar o inevitável, e agora a sanção monetária atingiu um valor avultado. Apesar de haver um plano faseado para o pagamento em forma de prestações, a verdade é que a direcção do clube teme que o mesmo possa não ser concretizável, o que poderá catapultar a instituição para cenários de eventuais penhoras.
Na Assembleia Extraordinária do passado dia 15 de Março, foi aprovada uma moção que visa instaurar processos judiciais cíveis a Henrique Araújo (a actual direcção do clube considera que este “foi o mentor da introdução de facturas falsas no circuito contabilístico do clube”) e ao Gabinete de Contabilidade Números e Soluções – Gestão e Contabilidade. Lda (sociedade acusada de ter cometido erros ao nível do “tratamento do apuramento técnico do IVA a liquidar").
O clube pretende assim ser ressarcido de todos os danos morais, patrimoniais e monetários, admitindo que o actual estado financeiro do clube está longe do ser melhor e que esta sentença vem deteriorar ainda mais a realidade.



Resultado de imagem para esmoriz ginásio clube

Foto meramente exemplificativa da autoria de Joaquim Gomes retirada do Jornal Expresso



PS – Resumimos o comunicado do Esmoriz Ginásio Clube, porque não houve hipótese de o copiar na íntegra. Contudo, poderá ler o mesmo em: http://www.esmorizgc.pt/2019/03/18/comunicado-situacao-fiscal-do-esmoriz-gc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário