quinta-feira, 25 de abril de 2019

25 de Abril contou com dois acontecimentos importantes em Esmoriz

Dois eventos, ocorridos da parte da tarde, assinalariam em alta o 45º aniversário do 25 de Abril em Esmoriz. O primeiro acontecimento teve lugar no Parque Ambiental do Buçaquinho (repartido territorialmente por Esmoriz e Cortegaça), onde o Imaginar do Gigante estrearia oficialmente o 5º Encontro Literário (denominado Gigantes Invisíveis) destinado aos mais novos. A iniciativa que decorre até dia 30 de Abril, permitirá que as crianças possam folhear páginas de livros infantis, conhecer escritores, participar em oficinas plásticas e até assistir a diversas encenações teatrais. 
Na cerimónia de abertura do encontro, ocorrida dentro do lugar da cafetaria, Sérgio Vicente Prata (Presidente da Junta de Freguesia de Cortegaça), António Bebiano (Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz), Salvador Malheiro (Presidente da Câmara Municipal de Ovar) e João Braga da Cruz (Presidente da Assembleia Municipal de Ovar) valorizaram este evento cultural, realçando a importância de incutir nos mais novos a sabedoria e o livre conhecimento. 
O Parque Ambiental do Buçaquinho também estava de festa, porque se assinalavam os seis anos da sua existência, dado que havia sido inaugurado a 25 de Abril de 2013, no mandato autárquico de Manuel Oliveira. 
Pedro Saraiva e Elsa, mentores do Imaginar do Gigante, estavam pois radiantes. Nem a chuva impediria que largas dezenas de cidadãos, incluindo crianças, comparecessem ao evento. No exterior da cafetaria, quando o sol regressou por alguns instantes, os "Irmãos Esferovite" assegurariam a animação artística, teatral e musical, interagindo com o público (e até com os próprios autarcas que tiveram de participar nas brincadeiras) e provocando assim inúmeras gargalhadas. No final, até deu para que todos pudessem dançar de forma descontraída. 








Direitos das Fotos - Comissão de Melhoramentos de Esmoriz



Pouco tempo depois, as atenções iriam dirigir-se para a Rua dos Tanoeiros, cuja reabilitação iria ser oficialmente inaugurada através de uma cerimónia solene que congregaria os discursos de Salvador Malheiro (Presidente da Câmara Municipal de Ovar) e António Bebiano (Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz) e o consequente descerramento da placa oficial de requalificação.
Cerca de 50 cidadãos (a maior parte, moradores do lugar da Turquia) ouviram os dois responsáveis políticos a enaltecerem as vantagens desta intervenção que visará a melhoria da qualidade de vida da comunidade e das acessibilidades locais. Ambos consideraram que esta obra foi determinante para que se encerrassem definitivamente os 30 anos de calvário a que a rua, até então bastante esburacada e degradada, esteve sujeita. 
Com um investimento cifrado em 190 mil euros (quase 200 mil euros), a rua dos Tanoeiros (bem como um troço da rua da Agricultura) levou um piso totalmente novo e ainda passeios próprios para a circulação pedonal.
Refira-se que, durante a tarde deste dia especial, estiveram igualmente presentes os vereadores socialistas Artur Duarte e Vítor Amaral, o presidente da Junta de Freguesia de Válega Jaime Almeida, e Eduardo Ferreira, deputado municipal do Bloco de Esquerda.
Pode-se dizer que quase todos os partidos se fizeram representar ao mais alto nível, além da adesão da população que, apesar do mau tempo, procurou acompanhar as efemérides.








Direitos das Fotos - Comissão de Melhoramentos de Esmoriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário