quarta-feira, 24 de abril de 2019

Assembleia de Freguesia de Esmoriz: Junta fala em valores históricos, PS queixa-se da ausência de investimento municipal

Resultado de imagem para junta de freguesia de esmoriz
A Assembleia de Freguesia de Esmoriz realizou-se ontem, dia 23 de Abril, no auditório da Junta local, contando com uma afluência interessante.  
Os trabalhos seriam conduzidos pela Presidente Carla Mesquita. Não houve grandes atritos ou fricções, pelo que o debate decorreria de forma espontânea e saudável.
Começando com o período de intervenções abertas ao público, é de realçar as participações de António Gomes e Fernando Cardoso que alertaram para algumas ocorrências ou situações a ter em conta na cidade de Esmoriz.
Por seu turno, e depois de responder às questões, a equipa liderada por António Bebiano apresentou e analisou o saldo de gerência relativo a 2018. Segundo os sociais-democratas, a Junta de Freguesia de Esmoriz conseguiu as maiores taxas de execução históricas locais em torno dos PPI (que se ficou nos 78 %) e da despesa (rondou os 90 %), números bem acima das estatísticas conhecidas nas últimas décadas para o referido organismo. Por outras palavras, o executivo terá conseguido aplicar 90% do investimento previsto no orçamento do ano transacto, fazendo incutir um cenário de realismo no que diz respeito ao espírito de concretização no terreno das intenções previstas. A Junta de Freguesia de Esmoriz baixou ainda o passivo de 193 mil (existente em finais de 2017) para 105 mil, em finais de 2018, uma diminuição de quase metade. 
Por seu turno, os deputados do Partido Socialista de Esmoriz alertaram para a ausência de investimento municipal, defendendo que a cidade merece uma atenção condigna de acordo com o seu estatuto. Os socialistas reconheceram a importância da redução da dívida da Junta, mas consideram que o valor, ainda alto, deve continuar a baixar.
Em jeito de rescaldo, PSD e PS proporcionaram um confronto de ideias saudável. Todos puderam falar e dizer da sua justiça, e argumentaram com alguma classe. O choque de ideias foi natural, e permitiu valorizar Esmoriz. A Junta de Freguesia de Esmoriz reduziu o passivo, e conseguiu taxas de execução memoráveis, o que faz com que 2018 tenha sido um ano de boa gestão financeira, mesmo num contexto algo desfavorável. 
Por outro lado, o PS não abandonou o seu sentido de exigência e desempenhou também um papel pertinente na oposição, e não deixou, a nosso ver, também de forma correta, de pedir mais da parte de Ovar.
Esmoriz saiu a ganhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário