terça-feira, 30 de abril de 2019

Bombeiros de Esmoriz comemoraram 88 anos de existência

No dia de ontem (28 de Abril), viveu-se um ambiente repleto de festa que fez congregar vários sentimentos: alegria, nostalgia, saudade, orgulho, honra, dever cumprido, altruísmo e gratidão. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz aproveitou assim este Domingo para assinalar mais um marco bonito: o seu 88º aniversário.
De manhã cedo, e tal como já se tinha vislumbrado na passada sexta-feira, ocorreria uma alvorada com salva de morteiros bem como o tradicional hastear das bandeiras. Em breve, assistiríamos ao primeiro desfile apeado e motorizado, sendo que o trajecto compreendido era mais abrangente, percorrendo as ruas de Esmoriz, Cortegaça e Maceda. A Fanfarra, o Corpo Activo e várias viaturas integraram um grande cortejo, justificando prontamente inúmeros aplausos por parte dos imensos cidadãos que os observavam através dos passeios. Muito amor, carinho e gratidão - foi isto que os nossos bombeiros receberam das comunidades ali existentes.
Decorreria posteriormente uma Eucaristia Solene na Igreja Matriz de Esmoriz, onde o Pároco Fernando Campos reconheceria o legado e os valores nobres que acompanharam aquela associação humanitária desde 1931 até aos dias de hoje. Seguiu-se a tradicional romagem ao cemitério, onde seria prestado tributo e homenagem a todos os soldados da paz que pertenceram à corporação no passado, mas que já cá não estão entre nós para contar as suas experiências altruístas. 
Se da parte da manhã, os nossos soldados da paz cederam aos instintos da fraternidade e da reciprocidade benigna, da parte da tarde, foram testemunhadas as mais diversas iniciativas que, realizadas junto ao quartel, acabariam por implicar naturalmente uma maior bagagem de emoções carregadas por muitos dos elementos da corporação.
Os nossos bombeiros realizaram uma excelente formatura e autênticas paradas que foram inclusivamente elogiadas pelas respeitosas entidades convidadas. Meio milhar de cidadãos assistiram na Avenida dos Correios (então encerrada ao trânsito) a todo este cerimonial que decerto exigiu um sentido de organização muito elevado por parte dos bombeiros esmorizenses. Em seguida, decorreriam várias condecorações em parada, com os protagonistas políticos das freguesias de Esmoriz, Cortegaça e Maceda e da autarquia de Ovar, e os altos representantes da Protecção Civil Distrital e Nacional, dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz e do próprio Regimento Militar a procederem à atribuição simbólica das medalhas que, em muito, distinguiram o afinco e o espírito de sacrifício dos nossos bombeiros.
A meio da tarde, decorreria um segundo desfile apeado e motorizado que, partindo do quartel, percorreria, desta feita, parte das ruas da cidade de Esmoriz. Após a saída deste segundo cortejo, optámos por ficar junto à extensa garagem do edifício, local onde testemunharíamos a bênção de duas novas viaturas que integrariam a frota operacional dos nossos bombeiros. Estávamos perante duas ambulâncias destinadas ao transporte especial de doentes não-urgentes. O pároco Fernando Campos benzeria os dois veículos perante o olhar atento dos populares. Também os comandantes Manuel de Oliveira e Valdemar Rodrigues, homenageados naquele dia, tomaram parte activa no baptismo destas duas novas ambulâncias.
Seguiu-se a sessão solene que juntaria vários convidados no auditório nobre do quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz. Ali se homenageariam bombeiros e se enalteceria o legado desta Associação Humanitária fundada em 26 de Abril de 1931.
Tal como já havia sido avançado na página da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, poderemos resumir algumas das intervenções conhecidas naquela cerimónia.
João Oliveira, Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, defendeu os valores do voluntariado na corporação, e reforçou a credibilidade e o prestígio das homenagens então dirigidas a Manuel de Oliveira (com 62 anos de serviço) e Valdemar Rodrigues (com 61 anos de serviço).
Artur Jorge Ferreira, Primeiro Comandante do Corpo Activo dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, recordou as estatísticas do último ano, onde os nossos bombeiros acorreram a mais de 9 mil solicitações de intervenção. Recordou que cada voluntário investiu, em média, mais de 500 horas por ano a servir os outros. Artur reavivou ainda o feito de que não houve qualquer afogamento fatal nas praias de Ovar Norte durante os últimos 19 anos.
Ricardo Fernandes, Representante da Federação dos Bombeiros Portugueses de Aveiro (e líder da corporação de Fajões), considera a corporação esmorizense como uma referência nacional nas vertentes operacional e social. Relembrou nesse âmbito as campanhas solidárias da associação humanitária em prol de Moçambique e teceu ainda elogios ao investimento municipal nas corporações de Esmoriz e Ovar.
Fernando Campos, Pároco de Esmoriz, afirmou sentir-se honrado numa terra de gente boa, e defendeu que os bombeiros ajudaram a mudar a localidade para melhor, zelando pelo bem-estar e pela paz social.
Paula Ramos, Segunda Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro de Aveiro, vincou a lealdade dos soldados da paz esmorizenses, cuja garra e profissionalismo tem sido visível durante os últimos 29 anos em que contou com a oportunidade de trabalhar com a nossa corporação.
Marco Braga, Vice-Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, valorizou o trajecto prestigiante da corporação, mas deixou recados à tutela, exigindo mais reconhecimento e outros meios físicos. Defendeu igualmente o papel decisivo do voluntariado para a eficácia do serviço da Protecção Civil.
João Braga da Cruz, Presidente da Assembleia Municipal de Ovar, ficou muito satisfeito ao visionar a parada fantástica aquando da recepção às entidades, e salientou ainda o dinamismo crescente da associação, cujo reconhecimento popular e, em particular, dos empresários locais (que apoiam activamente a corporação), tem sido muito evidente.
Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, assegura que a edilidade continuará a investir nas corporações do concelho, e reconhece o seu excelente trabalho em prol das comunidades.
Após estas intervenções, seguiram-se momentos de convívio noutra sala, encerrando assim oficialmente as festividades.
Seguem-se agora fotos retiradas da Página da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz no Facebook.















Nenhum comentário:

Postar um comentário