sexta-feira, 12 de abril de 2019

"Moçambique precisa de nós” (iniciativa dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz)


"Moçambique precisa de nós”


O “Ciclone Idai” foi o ciclone tropical mais forte a atingir Moçambique desde o “Ciclone Jokwe” em 2008. O “Idai” foi a décima tempestade nomeada e o sétimo ciclone tropical da temporada de ciclones no Índico Sudoeste de 2018-2019 e teve origem numa depressão tropical, que se formou na costa leste de Moçambique em 4 de março deste ano. Esta depressão que atingiu Moçambique permaneceu como um ciclone tropical durante toda a sua caminhada por terra. No dia 9 de março a depressão ressurgiu no Canal de Moçambique e foi atualizada para a “Tempestade Tropical Moderada Idai” no dia seguinte.
A 15 de março o “Idai” atingiu terra firme perto da cidade da Beira, capital da província de Sofala em Moçambique, como um ciclone tropical intenso, trazendo fortes ventos e causando graves inundações em Madagáscar, Maláui e Zimbábue, para além de Moçambique. Estas inundações mataram mais de 800 pessoas (598 só em Moçambique) e afetaram outras centenas de milhares.
Torna-se inegável e impossível olhar para o lado como se nada tivesse acontecido. As imagens de destruição massiva e de carência, que nos chegam diariamente, levaram os Bombeiros Voluntários de Esmoriz a não ficarem de braços cruzados, iniciando uma campanha de recolha de bens essenciais, que decorrerá até ao final do mês de abril de 2019.
Encontra-se identificada como necessidade básica a alimentação (Arroz, Massas, Milho, Feijão, Enlatados/Conservas e Bolachas).
Apelamos a toda a comunidade que tenha possibilidade de fazer este tipo de donativo em géneros, que os entreguem no quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, com a GARANTIA de que os mesmos serão transportados e distribuídos nas regiões afetadas.
Hoje foi aquele povo afetado, amanhã poderemos ser nós.

OBRIGADO!

Grupo de Comunicação & Imagem dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz 
11 de Abril de 2019




Nenhum comentário:

Postar um comentário