sexta-feira, 26 de abril de 2019

Bombeiros de Esmoriz celebram 88 anos de existência

Corria o dia 26 de Abril de 1931, quando foi fundada a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, herdeira da antiga secção dos Bombeiros de Esmoriz. 24 esmorizenses congregaram esforços, e tornaram este sonho possível para a comunidade da altura.
A associação vagueou por algumas sedes, até que foi possível criar aquele que seria o seu primeiro quartel, então localizado na rua dos Castanheiros. A primeira pedra foi lançada a 8 de Dezembro de 1934, sendo o quartel inaugurado em 26 de Maio de 1940.
Nos primeiros tempos, as vidas dos nossos soldados da paz não foram nada fáceis. A limitação ao nível dos equipamentos, recursos humanos e estratégicas técnicas condicionaram a sua actuação em prol da sociedade. Ao início, um punhado de homens, repletos de altruísmo social, acudiam apenas aos incêndios que deflagravam nas casas e fabriquetas próximas. Recordamos que, nesta época, Esmoriz era ainda uma aldeia, embora o seu processo de industrialização estivesse já em marcha.
Entretanto, na segunda metade do século XX, a população cresceu, o número de voluntários foi aumentando, e claro, surgiram novos "mecenas" que começaram a reconhecer o empenho e o magnífico trabalho social desenvolvido pela corporação. 
Em 1984, idealizou-se a construção de um novo quartel, de forma a acompanhar esta evolução moderna e responder às necessidades cada vez mais crescentes. Em 31 de Outubro de 1993, seria inaugurado o novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz na Avenida dos Correios, o qual seria naturalmente mais amplo e oferecia outras condições que antes não se verificavam.
Além de reunirem todo o tipo de viaturas e equipamentos especializados, os bombeiros dispõem ainda de uma clínica e de uma piscina. Recentemente, entre 2017 e 2018, o quartel foi alvo de obras de remodelação e ampliação, passando igualmente a albergar voluntárias do sexo feminino (até então, o ofício tinha sido realizado apenas por homens).
Nos dias de hoje, os nossos soldados da paz combatem incêndios de relevância regional e nacional, ajudam a transportar doentes, socorrem em emergências médicas, vigiam as praias durante a época balnear e até contribuem solidariamente para grandes causas (como é o caso da angariação de bens alimentares para Moçambique, país africano devastado pelo ciclone Idai). Detêm igualmente uma fanfarra que anima festividades e cerimónias, e no passado, já possuíram inclusivamente um grupo cénico.
Neste dia 26 de Abril de 2019, os Bombeiros Voluntários de Esmoriz celebram 88 anos de existência (momento já assinalado de manhã com o hastear das bandeiras e com o rebentar de 21 morteiros), contudo o foco das comemorações decorrerá no próximo Domingo, com várias iniciativas a decorrer durante o dia (veja-se cartaz em baixo).
Manifestamos aqui todo o nosso orgulho pelo legado dos nossos soldados da paz.
Eles fazem a diferença, zelando pela segurança e qualidade de vida dos cidadãos de Esmoriz, Cortegaça e Maceda (bem como de outros mais).






Direitos da Foto e Cartaz - Grupo de Comunicação e Imagem dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário