terça-feira, 30 de abril de 2019

Mutualidade de Santa Maria de Esmoriz comemorou o seu 122º aniversário (in Jornal A Voz de Esmoriz)

Na tarde do passado dia 4 de Abril, a Mutualidade de Santa Maria de Esmoriz comemorou os seus 122 anos de existência, tendo apresentado um vasto programa de conferências e tertúlias que tiveram lugar no seu auditório, tendo a sala lotado por completo.
Na cerimónia solene, discursariam os seguintes oradores: Luís Alberto Silva (Presidente do Conselho de Administração da Mutualidade de Santa Maria de Esmoriz), Fernando Mendonça (Director do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro), António Bebiano (Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz) e Salvador Malheiro (Presidente da Câmara Municipal de Ovar).
Dentro deste contexto, Luís Alberto Silva, Presidente do Conselho de Administração da Mutualidade de Santa Maria de Esmoriz, demonstrou a sua felicidade em poder dar continuidade a uma grande herança, e frisou que os fundadores da associação em 1897 tiveram bons seguidores que souberam percorrer, desde cedo, os caminhos certos. Luís recordou que a Mutualidade de Esmoriz soube readaptar-se sempre aos novos tempos, criando novas modalidades de benefícios sociais que serviram as populações. O responsável máximo desta associação mutualista afirmou ainda que o “conformismo” não faz parte da forma de estar dos seus dirigentes e que os “projectos nunca se esgotam, apenas fervilham e se reinventam”. 
Fernando Mendonça, na qualidade de representante máximo do núcleo da Segurança Social de Aveiro, valorizou a capacidade de actuação e de resistência desta associação ao longo de vários fenómenos políticos e, em alturas, em que não havia sequer a ideia de um “Estado Social”. A Segurança Social reconhece ainda que os resultados da parceria com a Mutualidade de Santa Maria de Esmoriz têm sido muito positivos.
António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, destacou a dinâmica e a preponderância desta associação mutualista, cuja abrangência já chega a um enquadramento nacional. Por seu turno, Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, recordou que a autarquia tem procurado criar oportunidades justas e as condições mínimas para que a comunidade se desenvolva, e agradeceu o legado da Mutualidade de Santa Maria de Esmoriz em prol dos desfavorecidos. O edil salientou ainda que, no seu mandato, o desemprego diminuiu de 15% para menos de 8%.
Após a realização desta cerimónia solene, decorreria ainda uma tertúlia que juntaria os responsáveis de algumas colectividades no debate em torno de como se constrói hoje a felicidade de uma comunidade. Dentro deste contexto, fizeram uso da palavra: Agostinho Fardilha (Presidente da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, o qual enalteceu a missão informativa da rádio e do jornal que, em muito, contribuem para valorizar tudo aquilo que é feito de bom na terra, dando visibilidade às colectividades e à própria felicidade da comunidade), António Silva (Presidente do Esmoriz Ginásio Clube que valorizou a “formação humana” que se cria no ambiente da instituição, nascendo assim muitos laços de amizade entre os atletas; referiu ainda que muitos ex-atletas quando regressam ao Ginásio, confessam mesmo que foram felizes naquela casa), Estela Tomé (Directora do Agrupamento de Escolas de Esmoriz/Ovar Norte que ao, representar cerca de 2400 alunos distribuídos então pelas várias escolas, defende que as crianças usufruem de vivências muito saudáveis, coexistindo um tratamento igual direccionado para todas elas), Isabel Gomes (Representante da Unidade de Saúde Familiar da Barrinha – vincou que o bem-estar ao nível da saúde contribui para o aumento da felicidade individual e alertou que, hoje em dia, as iniciativas de prevenção de doenças fazem a diferença), Sara Oliveira (a Coordenadora da Universidade Sénior de Esmoriz mencionou que o sentimento de utilidade dos seniores contribuiu para a felicidade destes, pois sentem que ainda têm muito para oferecer à sua comunidade) e Jani Silva (Vice-Presidente do Conselho de Administração da Mutualidade de Santa Maria de Esmoriz que recordou que todas as organizações devem procurar transmitir a felicidade a todos, e reforçou uma vez mais a obra desenvolvida da associação que se traduziu na criação de uma farmácia e uma clínica, no acompanhamento social dos mais carenciados, na promoção de cursos profissionais, no seu contributo para a inserção profissional, na atribuição de subsídios capitalizáveis e de funeral para os seus associados, etc.). Os trabalhos de moderação desta tertúlia ficaram a cargo de José Dias.
De forma a intercalar estas sessões, decorreram intervalos musicais que foram assegurados pelas boas actuações realizadas por parte do grupo Capas Negras (com os seus tradicionais fados de Coimbra), do Centro Infantil da Feira e do Grupo Coral da Universidade Sénior de Esmoriz. No final do evento, todos provariam o bolo de aniversário disponibilizado para assinalar os 122 anos da entidade.










Direitos das Fotos - Comissão de Melhoramentos de Esmoriz



Reportagem retirada do: Jornal A Voz de Esmoriz. Edição de 24 de Abril de 2019: Esmoriz, Comissão de Melhoramentos de Esmoriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário