sábado, 13 de abril de 2019

Entrevistas com Memória VI


Hoje iremos entrevistar João Dinis. Um dos rostos novos do Associativismo em Esmoriz. É o mentor da “Turminha da Esperança” criada a 21 de Novembro de 2018.


1– Boa tarde, João. Em primeiro lugar, e de forma a contextualizarmos os nossos leitores, fale-nos um pouco de si e da sua carreira até hoje?

João Dinis - Olá Cusco! Desde já, agradeço a entrevista. Quanto a esta pergunta vou dizer muito pouco, pois penso que é algo íntimo. O que vou mencionar é que tenho 41 anos e sou um esmorizence há 35 anos e que já fiz um pouco de tudo e fui aprendendo com estudos e com as pessoas com quem convivi e trabalhei, fui adquirindo ensinamentos como qualquer outra pessoa … 



2 – Quando e como nasceu o projecto da Turminha da Esperança?

João Dinis - O Projecto Turminha da Esperança, nasceu em primeiro lugar num grupo de amigos do Facebook em 2016, para fazer umas brincadeiras essas das quais partilhar fotografias, agendar convívios e atividades e manter o grupo unido e ativo, em agosto fomos desafiados por alguns amigos do grupo a passar para algo palpável. Então fruto de toda a história que envolveu a criação deste projecto, tivemos o cuidado de apenas avançar quando todo o processo burocrático de formação da associação estivesse concluído. Embora tudo isto nos custasse um atraso significativo na abertura das instalações, podemos dizer que estávamos com todo o processo formalizado desde o primeiro dia de abertura das nossas instalações.



3 – Onde se situam as vossas instalações?

João Dinis - As instalações são junto aos correios de Esmoriz: "Avenida dos Correios, no edifício Atlantis, nº 100".



4 – Quem quiser aderir, terá de pagar alguma coisa? 

João Dinis - Quem quiser pode-se tornar associado, não havendo limitações para ninguém, mas como qualquer associação fica abrangido pelas regras e normas legais do associativismo, tendo quotas para pagar, legalmente registadas em recibos.   



5 – Que disciplinas ou eventos poderão ser disponibilizados aos cidadãos?

João Dinis - Conforme consta no certificado de admissibilidade e no cartório notarial, podemos ter atividades culturais, música, pintura e outras atividades artísticas, lúdicas e também atividades ligadas às novas tecnologias para o público em geral, tentamos abranger o máximo possível de atividades para todos sócios/amigos .



6 – No passado dia 2 de Abril, decorreu um Open Day Musical realizado pela Turminha. Como é que avaliou este primeiro evento?

João Dinis - Antes de mais gostaria de referir que o Open Day Musical não foi o nosso primeiro evento. Desde a abertura da associação, no início do ano 2019 já fizemos várias atividades tais como passeios, palestra de desenvolvimento pessoal, vários workshops de artes plásticas e manuais, fazemos acompanhamento e auxílio na área da informática e telemóvel e smartphones.



7- A Turminha da Esperança é um projecto individual que nasceu, em grande parte, através de si. No entanto, temos de fazer esta pergunta – não passará a existir alguma rivalidade com a Universidade Sénior de Esmoriz?

João Dinis - Como já referido na pergunta 2, não se trata de um projeto individual mas sim de um conjunto de amigos, sim eu posso aparecer mais pois como sabem sou uma pessoa ativa, e vocês Cusco sabem bem disso, pois participo em muitas coisas em Esmoriz e como acredito no projeto e no sentido dele, então tento ajudar o máximo possível tal como acontece com outros associados com várias responsabilidades como é normal numa associação.
Acredito que não existe qualquer tipo de rivalidade com a Universidade Sénior, uma vez que os objetivos da nossa associação são significativamente diferentes. Enquanto a Universidade sénior tem um foco mais voltado para a formação e capacitação da população sénior de Esmoriz, a Turminha da Esperança tem como objetivos a criação de um espaço lúdico e de convívio da população, incentivando as tertúlias e palestras de temas de interesse para população em geral. Pretendemos criar um espaço onde as pessoas possam reviver as suas histórias de vida, desabafar se necessário as suas mágoas e criar assim uma rede de suporte entre os associados, evitando o isolamento social, muito comum hoje em dia.
Sendo uma associação de afetos, partilha e aprendizagem para todas as gerações.



8 – Também sei que há um grupo da turma que se desloca regularmente de bicicleta até Espinho? Como é que esse convívio?

João Dinis - O grupo de bicicleta esse sim fui eu que lancei o desafio a alguns amigos com um pouco mais de idade e nunca pensei que aceitassem, mas já vamos fazer 3 anos em junho, neste momento estamos com 1358 km percorridos orgulhosamente e não vamos só até Espinho fazemos algumas vezes o Furadouro.
O convívio é algo incrível pois por vezes sou eu que me sinto o mais velho, as conversas são variadas  desde a atualidade, o que se vai ouvindo nas notícias, passando pelas histórias de cada um quando eram mais novos, como era Esmoriz antigo com a sua Barrinha e as aventuras nela,  aquelas referências que ninguém ouve e não liga e que "estão a deixar morrer" por falta de um sítio onde estas pessoas possam partilhar as suas memórias para as novas gerações, outro tema muito presente é o tempo militar de cada um de nós e temos ainda emigrantes que falam da vida difícil que viveram. Enfim eu como o mais novo em todas as sextas-feiras, tenho uma aula da escola de vida de cada um, e com orgulho, ouço e guardo tudo de cada um dos 12 amigos, cada palavra é como um livro para mim.
O referido grupo “OS TÁ FIXE” não é um grupo fechado estamos sempre recetivos à entrada de mais elementos sempre que alguém assim o queira …



9- Como descreve a relação entre si e os seus formandos? 

João Dinis - Como disse, eu não sou formador e todos sabem disso, eu sou um dos voluntários da Turminha da Esperança, partilho o que sei e na maneira que fui aprendendo e estudando, como um tanoeiro vai aprendendo durante a vida a fazer o pipo perfeito … Eu e todos os outros associados, somos como uma família foi por isso que quando formámos Turminha da Esperança pensámos que tinha que ser um sitio onde poderíamos ensinar, aprender, partilhar experiências desenvolver atividades uns com os outros.



10 – Por fim, que outros projectos tem em mente para o crescimento da Turminha da Esperança?

João Dinis - A Turminha da Esperança tem vários projectos em mente, mas vamos no terceiro mês de crescimento e vamos dando passos pequenos, mas seguros com vista a sermos reconhecidos em Esmoriz como uma associação respeitada e com valor próprio …


Muito obrigado pelo tempo que disponibilizaste para esta entrevista, João Dinis!
Desejo os maiores votos de sucesso para a Turminha da Esperança.





Imagem nº 1 - João Dinis com membros da Turminha da Esperança, percorrendo as ruas do concelho recorrendo à bicicleta.





Imagem nº 2 - João Dinis foi o nosso entrevistado, tendo representado neste efeito a Turminha da Esperança, a qual havia criado juntamente com um grupo de associados.





Imagem nº 3 - As instalações da Associação na Avenida dos Correios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário