sexta-feira, 26 de abril de 2019

União das Mutualidades trará o debate da integração dos refugiados até Esmoriz e Porto


NO ÂMBITO DO PROJETO INTERNACIONAL YOU’RE HOME

Esmoriz e Ovar no roteiro dos jovens europeus que debatem em Portugal a integração de refugiados

O concelho de Ovar está no roteiro do projeto internacional You’Re HOME, que junta no Porto, sob a égide da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), cerca de três dezenas de jovens da Grécia, Itália, Portugal e Ucrânia, entre os dias 28 de abril e 5 de maio, para debater os desafios que os jovens refugiados enfrentam na sua chegada à Europa e o papel das organizações juvenis na sua integração.
O segundo dia de atividades do projeto, 29 de abril, será integralmente realizado no concelho de Ovar. A comitiva começa por deslocar-se à Escola Secundária de Esmoriz, para conhecer a realidade dos jovens e do Ensino em Portugal e abordar os valores europeus, rumando depois a Ovar, ao Ateliê de Conservação e Restauro do Azulejo (ACRA), onde tomará contacto com a tradição azulejar. Os jovens europeus envolvidos no projeto são, depois, recebidos nas instalações de A Mutualidade de Santa Maria – Associação Mutualista, em Esmoriz.
A integração de refugiados na Europa e o papel das organizações juvenis nesse processo são os motes do projeto You’Re HOME (Youth + Refugees – Helping Others Means Europe), desenvolvido pela UMP, em parceria com organizações juvenis internacionais, e que resulta de uma candidatura da UMP a um financiamento internacional, no âmbito do programa Erasmus+.
“YOU´re HOME” nasceu para “ajudar na construção de uma Europa que diga a todos – independentemente da sua origem geográfica, condição social ou estrato económico – que aqui se pode encontrar um espaço para crescer, estudar, estar seguro e inspirar-se a atingir todo o potencial que existe em cada um”.
“As migrações e a problemática dos refugiados e da sua integração no território europeu são assuntos que não se podem varrer para debaixo de um tapete. Temos que os discutir abertamente e, em vez de erguer muros, construir pontes para a inclusão”, considera a UMP.
A seleção dos jovens participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, foi assegurada pelas entidades parceiras da UMP, nomeadamente a Civic Organization “Development and Initiative” (Ucrânia), EURO SUD (Itália), Federation of Erasmus Student Network Greece (Grécia) e ESN Porto (Portugal).
Durante oito dias, os jovens participantes são chamados a desenvolver um leque diversificado de atividades, algumas destinadas a dar a conhecer os princípios e os valores do Mutualismo (em instalações de Associações Mutualistas) e outras de aquisição de conhecimentos e competências aceleradoras de processos de inclusão no espaço europeu.
Um dos pontos altos será o Encontro Nacional de Jovens Mutualistas, agendado para o dia 3 de maio, a partir das 9h30, no Auditório da Reitoria da Universidade do Porto, e que contempla um roteiro pelas Associações Mutualistas situadas na baixa da cidade.


Gabinete de Comunicação e Imagem
União das Mutualidades Portuguesas
24 de Abril de 2019




Imagem nº 1 - A equipa portuguesa que coordena o projecto liderada por Emanuel Bandeira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário