quinta-feira, 18 de abril de 2019

AFPA promoverá III Dia do Cuidador






III Dia do Cuidador

18 de maio de 2019

No Auditório do Centro Cívico de Cortegaça


Os cuidadores informais terão (in)formação na área da segurança e oferta de produtos (luvas, fraldas, resguardos e suplementos nutricionais, especiais para disfagia e outras patologias)

Em seguimento do Protocolo de Cooperação realizado a 5 novembro de 2018, a AFPA-Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda e os seus parceiros, o Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar, a Câmara Municipal de Ovar, a Liga dos Amigos do Hospital de Ovar e a Junta de Freguesia de Esmoriz, vêm promover mais uma  iniciativa intitulada “III Dia do Cuidador”, que se realizará no próximo 18 de maio, no Auditório do Centro Cívico de Cortegaça e será dirigida a todos os cuidadores informais do concelho de Ovar e ao público em geral.

Pretende-se que seja um dia dedicado à partilha de experiências dos profissionais do concelho de Ovar que desenvolvem a sua atividade em torno da segurança e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos mais frágeis e das suas famílias.

A abertura do secretariado está marcada para as 9 horas.

A mostra e a oferta de produtos aos cuidadores participantes começará pelas 9:30 horas.

Pelas 10:30 horas iniciar-se-á a abertura oficial com as entidades locais e os convidados.

Pelas 11:00 horas dar-se-á início ao Seminário, intitulado “Segurança dos cuidadores informais”, cuja moderadora será a Drª Maria João Quintela (Vogal da Direção da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade), com uma intervenção da Enfermeira Ângela Fardilha, do GCL – PPCIRA do HFZOvar, sobre o tema “A Higiene das mãos do cuidador informal”; de seguida, Maria da Conceição Graça (Fisioterapeuta Especialista da ESSUA) fará a sua intervenção, com o tema O Manuseio seguro e reabilitador de pessoas dependentes e, por último, a palestra intitulada, Consulta de Geriatria – uma estratégia para a segurança , que será proferida pelo Dr. Alexandre Rola, Médico Internista do HFZOvar.

O fecho do seminário, com entrega de Protocolos assinados e autocolantes indicativos de parceria a todos os parceiros do GACI (Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal) - AFPA está agendado para as 12:45 horas.

Pelas 13 horas, o Grupo Coral “Nós p’ra Voz”, sob a direção artística de Ivo Pinho, fará a sua estreia com a apresentação de três canções.

A data para a quarta edição é 5 de Novembro de 2019 – Dia Mundial do Cuidador Informal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário