domingo, 26 de abril de 2020

Bombeiros Voluntários de Esmoriz comemoraram 89º aniversário

Os Bombeiros Voluntários de Esmoriz assinalaram hoje o seu 89º aniversário. A Associação Humanitária, fundada a 26 de Abril de 1931, foi obrigada, por força da conjuntura actual (marcada pela propagação do Coronavírus), a celebrar de forma simbólica esta data, evitando assim aglomerados ou ajuntamentos populacionais.
Da parte da manhã, decorreu o tradicional hastear das bandeiras e o toque da sirene. Seguiram-se homenagens aos bombeiros que, ao longo dos tempos, faleceram ao serviço da Associação (circunstância observada mediante a colocação de uma coroa de flores junto à placa identificativa da entidade, mesmo em frente ao quartel), e também a todos os profissionais ou voluntários das mais diversas áreas da sociedade que actualmente têm prestado um serviço fundamental no combate à pandemia do COVID-19.
O programa só ficará concluído pelas 21:30, momento em que a corporação esmorizense irá accionar mais um toque da sirene que durará um minuto de forma a prestar tributo a todos aqueles que continuam a lutar diariamente contra o COVID-19. A Associação Humanitária solicita ainda à população de Esmoriz para que acenda uma vela junto às janelas da sua habitação, durante esse preciso momento.
Neste momento, vários cidadãos têm aproveitado as redes sociais para felicitar os nossos bombeiros nesta data comemorativa. Os nossos soldados da paz têm sido determinantes, mantendo as suas acções regulares de socorro social e trabalhando, de forma incondicional e incansável, com o Gabinete de Crise de Ovar, de forma a travar ou atenuar as consequências da propagação daquele vírus que atingiu elevadas proporções no concelho vareiro.
Partilhamos em seguida imagens, vídeos e os comunicados que marcaram as celebrações desta manhã. 





Imagem nº 1 - Bombeiros em formação no Quartel enquanto tocava a sirene.
Direitos da Foto: Grupo de Comunicação e Imagem dos BVE





Imagem nº 2 - O hastear das bandeiras.
Direitos da Foto: Grupo de Comunicação e Imagem dos BVE





Imagem nº 3 - O Presidente da Associação Humanitária dos BVE coloca uma coroa de flores de forma a homenagear todos os soldados da paz que já partiram, depois de terem servido com brio e glória a corporação esmorizense.
Direitos da Foto: Grupo de Comunicação e Imagem dos BVE





Vídeo nº 1 - Momentos das celebrações do 89º aniversário: Bombeiros em formatura, toque da sirene, hastear das bandeiras e colocação da coroa de flores junto à placa identificativa da corporação.
Direitos do Vídeo: Grupo de Comunicação e Imagem dos BVE


__________________________________________________________________________"______


Intervenções a reter das celebrações


1- Mensagem do Presidente da AHBV Esmoriz – Eng. Fernando Cardoso


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz assinala hoje o seu 89º aniversário. A efeméride não é comemorada como é habitual fruto do estado de emergência que vivemos em Portugal e que foi motivado pela pandemia da covid-19.
Coincidência dos factos, no mês que comemoramos os 46 anos de liberdade em Portugal, a população, em geral, vê-se privada de alguma liberdade em termos de contacto pessoal e de liberdade de movimentos. A liberdade de pensamento e de expressão, entre tantos outros direitos, outrora reprimidos, podem felizmente continuar a ser usufruídos por todos nós.
Quis a lei em vigor que nos resguardássemos e evitássemos ajuntamentos. A realidade que vivemos recentemente no concelho de Ovar leva-nos a ter algum recato quanto a festejos mais ou menos efusivos. Não é tempo de festas. Foram muitos aqueles que sofreram e que ainda sofrem devido à pandemia que nos afetou de forma mais particular em Ovar. Até agora, infelizmente, 35 residentes neste concelho não resistiram à pandemia. Os números não foram maiores devido à ação solidária da população que ficou confinada em suas casas, mas também devido ao trabalho intensivo, abnegado e corajoso de tantos profissionais e voluntários de diversas áreas que estiveram no terreno a lidar diretamente com a pandemia.
Neste dia de aniversário, mais do que assinalar a data, queremos prestar homenagem a todos esses profissionais e voluntários, de onde destaco o papel que os Bombeiros Voluntários de Esmoriz que desempenharam bem a sua missão, uma vez mais, e souberam demonstrar que são uma força vital para assegurar o socorro, a segurança e bem estar da população pondo muitas vezes a sua própria vida e dos seus em risco.
São 89 anos em missão. Uma missão que atravessou várias gerações. Gerações essas que sempre souberam ultrapassar as dificuldades e souberam também elevar o bom nome das gentes de Esmoriz, de Cortegaça e de Maceda. É da mais elementar justiça prestar homenagem a todos esses homens e mulheres que se entregaram a esta causa de serviço público e humanitário.
Uma palavra de enorme agradecimento também a todos aqueles que apoiam a AHBVE com os seus donativos. Estou grato por tal ato de generosidade. É também graças a atos valorosos como estes que tenho a esperança num futuro melhor e mais solidário. Foram muitos aqueles nos doaram parte do resultado do seu trabalho em prol desta associação. Foram também muitas as palavras de incentivo e de agradecimento que temos recebido da população, de outras entidades e de responsáveis políticos. Por tudo isto, em nome da AHBVE, estamos-lhes muito agradecidos.
Queria por fim, aproveitar a oportunidade para manifestar ao Comando e a todos os bombeiros do Corpo Ativo, em nome de todos os membros dos órgãos sociais, a nossa gratidão e agradecimento pelo vosso empenho, dedicação e sacrifício pessoal na superação das dificuldades com que nos debatemos diariamente. Um abraço de reconhecimento ao nosso Quadro de Honra, Fanfarra, Nadadores Salvadores, Secção Desportiva, GCI e demais colaboradores pelos serviços prestados.
Quando conseguirmos recuperar, de novo, a liberdade total estaremos cá para festejar com a dignidade e alegria que todos os bombeiros desta corporação merecem. Também nessa altura elevaremos de novo bem alto o nosso estandarte e nos reuniremos de novo para um abraço comum.





Imagem nº 4 - Fernando Cardoso, Presidente da Associação Humanitária dos BVE, elogiou todos os profissionais e voluntários que combatem a pandemia do COVID-19, incluindo igualmente neste seu reconhecimento o empenho e a abnegação dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz que mostraram estar novamente à altura dos acontecimentos, apoiando as comunidades locais e enfrentando o vírus.
Direitos da Foto: Grupo de Comunicação e Imagem dos BVE




 2 - Mensagem do Pároco de Esmoriz - Padre Manuel Mendes

Senhor Presidente da Direção da AHBV Esmoriz,

Como pároco de Esmoriz, gostaria de me associar ao 89º aniversário da nossa Associação.
Se tudo corresse como tinha sido pensado, estaríamos juntos nalguns dos momentos deste dia tão importante, nomeadamente na Eucaristia, para dar graças e recordar os que serviram os 'Bombeiros Voluntários de Esmoriz' e já partiram. Para mim, seria a primeira vez, o que muito me honraria e alegraria.
Assim sendo, venho, por este meio, enviar os parabéns, agradecer todo o bem que têm feito, ao longo de todos estes anos, e mais ainda nestes tempos mais exigentes também para vocês; mas também rezar para que continuem, generosamente e com toda a disponibilidade, ao serviço das pessoas mais frágeis e necessitadas em tantas situações.
Ao mesmo tempo, quero manifestar toda a minha disponibilidade para caminharmos e trabalharmos juntos, servindo os nossos concidadãos, irmãos e irmãs, na humanidade e em Cristo.
Na sua pessoa, os melhores cumprimentos para todos os que estão ligados à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.





Imagem nº 5 - Manuel Mendes, Pároco de Esmoriz, elogiou o legado dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz e prometeu rezar pela corporação.
Direitos da Foto - Grupo de Comunicação e Imagem dos BVE/Comissão de Melhoramentos de Esmoriz




3- Mensagem do Comandante da AHBV Esmoriz – Artur Jorge Ferreira

Nesta história de 89 anos nunca fez tanto sentido o lema que juramos defender '' vida por vida'' como nos dias em que vivemos.
Tivemos que nos adaptar e reinventar para conseguirmos dar resposta a esta pandemia que assola o nosso país e o mundo. Estamos a conseguir à custa de todos.
Continuamos na linha da frente como sempre estivemos e todos juntos vamos vencer. É um orgulho enorme ser comandante deste corpo ativo que todos os dias dá tudo de si em prol dos que mais precisam, por vezes esquecendo a própria família.
Para todos vós, para as vossas famílias e para todas as pessoas que fazem parte desta nobre associação, desejo um feliz aniversário e votos de um feliz dia.
Todos juntos vamos vencer e em breve estaremos juntos num forte abraço a festejar este dia da forma como sabemos e nos orgulhamos.





Imagem nº 6 - Artur Jorge Ferreira, Comandante do Corpo Activo, enalteceu o espírito de sacrifício dos bombeiros e a sua capacidade de readaptação perante o actual contexto.
Direitos da Foto - Grupo de Comunicação e Imagem dos BVE




4 - Mensagem de Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar


Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, também deixou uma mensagem de saudação por vídeo-conferência aos Bombeiros Voluntários de Esmoriz. O edil afirmou que o lema "vida por vida" hoje se tornou mais evidente do que nunca, relembrando assim o empenho dos soldados da paz esmorizenses no âmbito da cruzada contra esta pandemia que se iniciou oficialmente no terreno a 17 de Março. Os Bombeiros Voluntários de Esmoriz, representados nas operações pelo Comandante Artur Ferreira, estiveram presentes, desde o primeiro minuto, no pelotão da frente no combate ao vírus.
O Presidente da Câmara Municipal de Ovar agradeceu, por fim, tudo o que os Bombeiros Voluntários de Esmoriz fizeram em prol das comunidades locais.






Vídeo nº 2 - Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, deixa uma palavra de apreço à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.




5 - Mensagem do Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz – Arq. António Bebiano


Este 89º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz fica marcado pela pandemia Covid19. Um marco indelével que ficará marcado na História da Cidade, do Município e desta corporação. Não será, por isso, menos marcante. Antes pelo contrário. É um aniversário que fica marcado por um evento mundial, onde o impacto local é, ainda mais, sentido, pelos motivos que todos sabemos, especialmente os Vareiros.
Nesta altura, como noutras, mas especialmente nesta, somos chamados a encontrar o melhor de nós próprios.
Este apelo, no cidadão comum, felizmente acontece uma vez na vida. Não nos Bombeiros… sistematicamente e constantemente, são mais do que uma força de proteção civil e socorro - São uma força da natureza e da natureza Humana. Ora com incêndios, ora com acidentes, ora com transportes de doentes, ora com vigilância de praias, ora com tudo aquilo que seja necessário. Estão lá!
E, naturalmente, particularizo nos Bombeiros de Esmoriz. Uma corporação que enche os Esmorizenses de segurança, mas, acima de tudo, de orgulho. Se a sua História fala por si, o presente mais reforça o que atrás disse. Num momento particularmente difícil do município de Ovar, os Bombeiros de Esmoriz fizeram Jus aos seus pergaminhos e mostraram de que massa são feitos. A sua postura, nesta crise Covid19, foi exemplar e abnegada, deixando-nos a todos cheios de orgulho. É dia de Parabéns, mas, em nome da Cidade de Esmoriz e de todos os Esmorizenses, permitam-me que enalteça os agradecimentos que se impõem: à direção, que tão bem honra o legado das direções passadas; ao Corpo Ativo, que corporiza tudo aquilo que é ser Bombeiro, sendo responsáveis pelo reconhecimento, na cidade, no município e no País, da invejada “Escola dos Bombeiros de Esmoriz”. Sem desprimor para ninguém, permitam-me uma palavra especial ao Comandante Artur Jorge Ferreira pelo trabalho inexcedível e inigualável no âmbito do Gabinete de Crise do município de Ovar. Fui testemunha, porque integro o mesmo Gabinete, do trabalho meritório e incansável do comandante Artur Jorge Ferreira, que em tão grande conta deixou o nome dos Bombeiros de Esmoriz. Fica a minha admiração e agradecimento pessoal e em nome da Cidade de Esmoriz, pelo enorme trabalho desenvolvido, só ao alcance dos grandes Homens e de quem vive para ajudar o próximo e a sua comunidade.
Não posso terminar sem agradecer, igualmente, a todos, que no passado contribuíram para que os Bombeiros de Esmoriz sejam, hoje, um garante da segurança e um enorme motivo de orgulho de toda a Comunidade Esmorizense. Desde Presidentes de Direção, Diretores, Bombeiros, Sócios, Mecenas, Amigos, e demais que de alguma forma contribuíram para que, neste aniversário, se festeje muito mais do que mais um ano de vida, mas sim a Grandiosidade dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.
Um grande bem-haja ao Bombeiros de Esmoriz, muitos Parabéns e longos anos de vida. São os votos da Junta de Freguesia de Esmoriz e, neles, da comunidade Esmorizense.





Imagem nº 7 - António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, salientou que os Bombeiros Voluntários de Esmoriz são o orgulho da cidade, assegurando o bem-estar de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário