terça-feira, 28 de abril de 2020

Em diálogo com Sara Oliveira


À conversa com uma convidada especial
5 Perguntas de Rotina, 5 Respostas de Quarentena
Entrevista Publicada Originalmente na Página da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz


Hoje é dia de falarmos com Sara Oliveira, Coordenadora da Universidade Sénior de Esmoriz. Vamos tentar saber o que anda ela a fazer através de um questionário que lhe enviamos.


1 – Olá Sara. Que impacto sentiu quando foi decretado o Estado de Quarentena em Ovar? A Universidade Sénior de Esmoriz como reagiu a tudo isto? 📌

R: A Universidade Sénior de Esmoriz é um projeto da Junta de Freguesia de Esmoriz. Assim que a Junta de Freguesia de Esmoriz ativou o seu plano de contingência, foi decidido, e bem, suspender as atividades presenciais da Universidade Sénior de Esmoriz.
Assim que foi decretado o Estado de Quarentena o impacto desta decisão foi sentida por toda a comunidade da Universidade Sénior de Esmoriz.



2 – Enquanto coordenadora da Universidade Sénior de Esmoriz, sempre procurou zelar pelos seus alunos, neste momento difícil. Tem falado recorrentemente com eles para saber como estão? 📌

R: Como referi anteriormente a atividade presencial da Universidade Sénior de Esmoriz foi suspensa no dia 11 de março. No entanto o trabalho não parou.
Desde o primeiro momento tentamos perceber as necessidades de toda a comunidade da Universidade Sénior de Esmoriz (coordenação, serviços administrativos, professores e alunos).
Por telefone ou videochamada procuramos perceber como estão os nossos alunos (a nível físico e psicológico). Suprimimos algumas necessidades. Esclarecemos dúvidas. Contactamos com familiares dos alunos. Estivemos e estamos próximos de cada um.



3 – Estão a recorrer ao formato da tele-escola de forma a completar o ano lectivo? Que disciplinas poderão ser leccionadas virtualmente? E de que forma os alunos poderão aceder às mesmas? 📌

R: Com o avançar das semanas sentimos necessidade de converter a nossa resposta. Por isso recomeçamos as aulas do 3º período online.
Cada disciplina tem as suas especificidades e cada professor está a lecionar conforme considere mais pertinente.
Deixo aqui uma palavra de reconhecimento a todos os professores que colaboram no nosso projeto, pois aceitaram o desafio e adaptaram-se a uma nova realidade.



4 – Que projectos e actividades terão ficado pelo caminho, pelo menos, até ao fim deste ano lectivo? 📌

R: Até ao final do ano letivo os convívios, espetáculos culturais e desportivos estão cancelados.



5- Por fim, acredita que a comunidade (nomeadamente os nossos seniores) irá superar esta difícil conjuntura? 📌

R: Vivemos tempos excecionais e a comunidade sénior está a sentir muito o confinamento e o isolamento social. Os nossos seniores são pessoas muito ativas, mas atendendo à crise sanitária estão obrigados a ficar em casa. Neste sentido, estamos a trabalhar para minimizar as consequências deste isolamento.


Agradecemos o tempo que nos concedeu.
Um abraço





Nenhum comentário:

Postar um comentário