domingo, 19 de abril de 2020

Deixou-nos uma das grandes referências da Arte Xávega

A Arte Xávega é uma tradição cada vez mais em declínio, não só no concelho de Ovar, mas como em quase todo o litoral do país. No caso da tradição esmorizense da Arte Xávega, há a lamentar a partida de uma das suas principais referências ao longo de várias décadas - Jacinto Marques da Silva Chilro (1934-2020).
Um homem que, durante anos a fio, enfrentou por várias vezes a fúria do mar e que fez da pesca a sua própria arte. Jacinto Chilro foi igualmente uma das pessoas que mais divulgou esta actividade, demonstrando mesmo todas as suas vicissitudes. 
Recorde-se que ele chegou a ceder o seu épico barco "Mar de Esmoriz" para adornar a Praceta João Santarém.
O seu falecimento deixa a cidade de Esmoriz e a própria Arte Xávega mais pobres.
A Associação de Amigos da Praia Velha de Esmoriz já prestou a sua homenagem a Jacinto Chilro, à qual também nos associamos. É, sem dúvida, uma perda irreparável.
Resta-nos transmitir as nossas condolências aos seus familiares.
O seu legado não será esquecido!





Imagem nº 1 - Retrato de Jacinto Marques da Silva Chilro (1934-2020), um dos grandes esmorizenses que elevou os pergaminhos das nossas tradições.




As cusquices de Esmoriz: Junta de Freguesia de Esmoriz reabilita ...

Imagem nº 2 - O seu belo barco da Arte Xávega "Mar de Esmoriz" foi cedido à Junta de Freguesia de Esmoriz que tratou de adornar a Praceta João Santarém, localizada nas imediações da Praia de Esmoriz.

Um comentário: