quarta-feira, 8 de abril de 2020

Não haverá campeões, subidas ou descidas nos campeonatos distritais


Novo coronavírus põe futebol em "quarentena": Liga e Federação ...



FPF- Direcção da FPF dá por concluídas as provas nacionais não-profissionais


A FPF reuniu-se, esta quarta-feira, por teleconferência, com as associações distritais e regionais para análise do impacto da pandemia COVID-19 no futebol sénior não-profissional.
A FPF entende que continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública para que clubes com estruturas amadoras, como é próprio das provas em que participam, possam treinar e competir em segurança.
Por outro lado, vigora em Portugal o Estado de Emergência, pelo menos, até ao dia 17 de abril, sendo possível a sua prorrogação.
Estas circunstâncias impedem o normal decurso das competições, sendo imprevisível antever quando e se tais condições de saúde pública estarão reunidas ainda durante esta época desportiva.
Assim, a Direcção da FPF entendeu dar por concluídas, sem vencedores, todas as suas competições seniores que se encontram nesta data suspensas, não sendo atribuídos títulos nem aplicado o regime de subidas e descidas.
A FPF analisará e comunicará com a maior brevidade possível de que forma serão indicados os dois clubes que acedem à II Liga de futebol, bem como os representantes de Portugal na Liga dos Campeões de futebol feminino e de futsal masculino.
A FPF continuará a estudar com as associações distritais e regionais os moldes em que decorrerão as competições nacionais não-profissionais na época 2020/21.

 Comunicado do Dia 8 de Abril de 2020



Rescaldo

Em termos de realidade da Divisão de Elite de Aveiro, não haverá campeões, nem subidas ou descidas. É uma situação ingrata, por exemplo, para o São João de Ver que liderava a prova com 13 pontos de avanço e que tinha tudo para subir ao Campeonato Nacional de Séniores.
Relativamente, ao Sporting Clube de Esmoriz já se sabe que a equipa irá manter-se na prova, embora a sua manutenção já estivesse bem encaminhada. Mas sabe a pouco o facto de esta sua conquista não ter sido em campo. Afinal, ninguém vai descer de divisão nos campeonatos não-profissionais, independentemente de terem ganho ou não algum jogo. 
Agora o mais grave é certamente compreender como os clubes não-profissionais irão resistir a estes tempos difíceis. Como é lógico, terão de ser apoiados pelo Estado e pelas altas estruturas desportivas. 
Quanto ao Sporting Clube de Esmoriz, terá que começar a preparar a próxima temporada, apostando na prata da casa mas também em aquisições cirúrgicas de boa qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário