sexta-feira, 17 de abril de 2020

Em diálogo com António Bebiano


À conversa com um convidado especial
5 Perguntas de Rotina, 5 Respostas de Quarentena
Entrevista publicada originalmente na Página da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz


Hoje é dia de falarmos com António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz. Vamos tentar saber como ele tem encarado este contexto adverso provocado pela propagação do COVID-19.


1 – Olá Sr. Presidente António Bebiano. Que impacto sentiu quando foi decretado o Estado de Quarentena no concelho de Ovar? Acha que o seu prolongamento recente por mais quinze dias foi uma medida sensata? 📌

R: Naturalmente, o impacto foi enorme. Mas foi uma decisão acertada, como demonstram os números do Município. Entrámos nesta luta com números muito elevados, logo no início, mas a verdade é que temos tido níveis de crescimento muito mais baixos que o resto do país. E esse era o objetivo último da cerca. A esses bons resultados, temos de perceber que este timing das duas cercas nos deu condições de adaptarmos a nossa “máquina de saúde”, estando, agora, muito mais preparados do que estávamos antes – Hospital de Ovar reajustado a esta realidade, Hospital de Campanha, ou de missão, como extensão do Hospital de Ovar, pousada da Juventude operacional como centro de recobro e isolamento para quem pode recuperar em casa, mas não tem condições domésticas de isolamento, além de outros equipamentos que estão preparados para qualquer outra eventualidade.
Sem dúvida que a segunda cerca foi uma medida acertada. Até porque, mantendo o nível de proteção implementado na 1ª cerca, já contemplou alterações relativamente a esta, nomeadamente ao nível da indústria e dos takeaways e, acima de tudo, deu-nos tempo de nos prepararmos, no município, antes de um qualquer pico que pusesse em causa a nossa capacidade de resposta. E a verdade é que os números demonstram o quanto acertada foi a decisão. É importante termos a consciência de que as cercas não nos resolveram o problema definitivamente. Protegeram a nossa vizinhança na 1ª cerca e protegeram-nos a nós na 2ª cerca dando-nos tempo de nos prepararmos, de forma à nossa estrutura local não colapsar e deixar de conseguir dar resposta. Sem dúvida que estamos, agora, preparados como não estávamos há 15 dias atrás.



2 – A Junta de Freguesia de Esmoriz está a preparar algum plano em especial para lidar com as consequências do COVID-19? 📌

R: A Junta de Freguesia implementou, desde a primeira hora, um plano de contingência bastante assertivo e objetivo. Ao nível do atendimento na secretaria, mantivemos com enormes restrições, mas assegurámos que nada urgente e fundamental ficaria por fazer. Relativamente ao impacto do Covid19 na Cidade, criámos a Célula de Crise da Freguesia, que articula diretamente com o Gabinete de Crise do Município, e que tem como objetivo fazer um acompanhamento direto e constante da evolução da situação na Cidade. Desta célula de crise liderada pelo Presidente da Junta António Bebiano, fazem parte o tesoureiro da Junta, António Sá, a Presidente da Assembleia de Freguesia, Carla Mesquita, a Deputada à Assembleia da República, Carla Madureira, a coordenadora do Gabinete Psicossocial Dr.ª Sara Silva, a coordenadora do Gabinete de Inserção Profissional, Drª Daniela Campos, o Psicólogo da Câmara Municipal de Ovar, Dr. Bruno Barros, o segundo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, Óscar Alves, a coordenadora da Universidade Sénior, Profª Sara Oliveira, a técnica administrativa da JFE, Mónica Meneses, e o responsável pela Comunicação da JFE, Nuno Rocha. O trabalho da Célula de Crise focou-se no acompanhamento direto da evolução da situação, na informação à população através do site criado para o efeito (esmorizcovid19.wordpress.com) e no apoio à população, com o direcionamento dos gabinetes e estruturas da Junta de Freguesia para esse apoio. Um trabalho esforçado, mas discreto, de acompanhamento e apoio a quem mais precisa, naturalmente articulado com as entidades envolvidas no terreno – Centro Comunitário, Centro de Assistência Social, Unidade de Saúde Familiar da Barrinha, Bombeiros, GNR e voluntários, entre outras.
Após a crise sanitária, virão tempos difíceis para a economia nacional e, naturalmente, Esmorizense. Também aí, de forma devidamente planeada, a Junta de Freguesia de Esmoriz estará ao lado da nossa comunidade, envidando todos os esforços possíveis, dentro daquelas que são as suas competências e possibilidades, para ajudar na retoma económica dos comerciantes, empresários e famílias da nossa Cidade.



3 – Aproxima-se a época balnear. Acredita que a cidade de Esmoriz conseguirá desfrutar de um Verão normal? As receitas dos comerciantes e demais responsáveis da restauração não serão afetadas? 📌

R: Teremos de encontrar o “novo normal”. Sabemos que isto não se vai resolver de um momento para o outro, com um clique, ou que tem data certa de resolução. Assim, teremos todos de nos adaptar a novas formas de estar em público, com regras de segurança que nos salvaguardem a todos. Vamos ter de aprender a “conviver” com o vírus de forma a que possamos todos regressar a uma realidade tão normal quanto possível. Julgo que todos estamos conscientes de que os nossos comerciantes, empresários e comunidade em geral, sentirão muito os efeitos desta pandemia. Nesta pandemia só conseguimos controlar uma coisa: o nosso comportamento. E será por aí que poderemos ajudar a nossa economia local. Compete-nos assumir comportamentos seguros, pois as restrições serão tão mais duras quanto menos responsáveis e disciplinadas forem as pessoas. Está nas nossas mãos.



4 – E as festividades do Arraial da Barrinha e em Honra de Nosso Senhor dos Aflitos? Estão em risco? Ou poderão vir a realizar-se caso ocorram melhorias no panorama nacional? 📌

R: O Arraial da Barrinha não acontecerá este ano. A saúde pública é um bem mais importante que tudo o resto. Sem dúvida alguma, o Arraial da Barrinha, até por ser um Arraial Popular e pelas suas características intrínsecas, não reúne condições de segurança, no que toca à saúde pública, para poder acontecer este ano. Em 2021, festejaremos a dobrar, até para comemorar a vitória sobre esta pandemia.
Não me pronunciarei sobre as Festas do Mar pois a data da sua realização é no final do mês de agosto, o que permite adiar uma decisão, e tomá-la em função da evolução da pandemia.



5 – Acredita que a cidade irá dar a volta por cima e ressurgir com mais força? 📌

R: Aproveito para agradecer e dar os parabéns a toda a Comunidade Esmorizense, pois está, neste momento de pandemia, a ter uma atitude exemplar, responsável e solidária. Sem dúvida que estamos juntos e vamos ficar bem. E, por isso que atrás disse, à pergunta que me coloca, respondo: Claro que sim. Sempre foi assim em Esmoriz, será assim agora e será assim no futuro!
Se existem características que definem a comunidade Esmorizense, além do enorme amor à sua terra, são a resiliência, a humildade, o voluntarismo e a força da sua vontade e do seu trabalho. Contra isso, nada, nem ninguém, pode.


Agradecemos o tempo que nos concedeu.
Um abraço






Nenhum comentário:

Postar um comentário